Ver uma pessoa da família ou um amigo próximo sendo dominado pelo ciclo vicioso dos entorpecentes é devastador. Mas e quando você percebe que é você mesmo quem está submergindo em meio a esse problema, como sair das drogas?
Mostra-se fundamental a tomada de decisão de abandonar a dependência química e mantê-la controlada para evitar recaídas. A luta contra as drogas é contínua, tendo em vista que essa é uma doença sem cura definitiva.
Para contribuir com o processo, apresentamos algumas dicas que ajudam na recuperação. Fique de olho nelas e saiba como sair das drogas definitivamente para reconquistar a sua liberdade de escolha.
Tome o primeiro passo e decida parar
Como mencionado logo acima, o primeiro passo é decidir romper com o vício. Para tanto, é preciso ter motivação, ou seja, estabelecer quais são as razões que fazem valer a pena encarar esse desafio.
Faça uma lista com tudo o que você tem a perder com a droga, independentemente de qual for a substância. Mesmo os entorpecentes mais leves, como o cigarro, o álcool e a maconha, escondem grandes perigos para a sua saúde física e mental.
Além de elencar itens que demonstram como você está perdendo seu potencial devido à dependência, também liste as mudanças positivas que você observará na sua vida sem as drogas. Sem dúvidas, isso ajudará a vencer a batalha diária da desintoxicação e recuperação.
Seja sincero consigo e com as pessoas próximas
Não tem como sair das drogas se você não for honesto consigo mesmo e com os demais. Admita caso estiver mentindo, cometendo pequenos furtos ou comprometendo outras esferas da sua vida para ter acesso a mais uma dose.
Lamentavelmente, o vício compromete o discernimento do usuário, afetando as decisões do dia a dia. Porém, sendo sincero e se aproximando da verdade ao invés de se manter de mãos dadas com a dependência, torna-se mais fácil de se livrar dela.
Conte com uma ajuda especializada
Procure uma clínica de reabilitação de confiança. Estabelecimentos de referência contam com equipes das mais diversas áreas do conhecimento e da medicina. Juntos, esses profissionais sabem como diagnosticar a origem do vício para depois traçar um planejamento de como ele será combatido.
A melhor alternativa é optar por uma internação voluntária. Diversas fases compõem o tratamento, incluindo a desintoxicação e terapias para retomar as rédeas do próprio destino.
Abandone os antigos hábitos
Não conseguimos chegar a destinos diferentes se continuarmos seguindo pelos mesmos caminhos errôneos. Elimine antigos hábitos e planeje o seu dia para evitar lugares ou pessoas que estejam relacionados às drogas.
Participe de grupos de apoio
Mesmo depois da recuperação, o método de como sair das drogas é mais eficiente quando há estratégias de pós tratamento. Participar de terapias e grupos de apoio em clínicas especializadas é uma das melhores maneiras de manter-se abstêmio.
Você pode até mesmo vir a se tornar um padrinho, ou seja, ajudar a orientar alguém que esteja passando pela mesma situação que você passou. Essa é uma ótima oportunidade de lembrar diariamente da importância de manter a sobriedade.
Gostou das dicas? Se precisar de ajuda, entre em contato através do Guia Clínicas de Recuperação!
Fale via WhatsApp: (11)97023-3830
Fonte: www.guiadeclinica.com.br