MENU

28/08/2020 às 17h02min - Atualizada em 28/08/2020 às 17h02min

Como sair das drogas?

Guia de Clínica - Fernando
https://guiadeclinica.com.br/
guiadeclinica.com.br


Ver uma pessoa da família ou um amigo próximo sendo dominado pelo ciclo vicioso dos entorpecentes é devastador. Mas e quando você percebe que é você mesmo quem está submergindo em meio a esse problema, como sair das drogas?

Mostra-se fundamental a tomada de decisão de abandonar a dependência química e mantê-la controlada para evitar recaídas. A luta contra as drogas é contínua, tendo em vista que essa é uma doença sem cura definitiva.

Para contribuir com o processo, apresentamos algumas dicas que ajudam na recuperação. Fique de olho nelas e saiba como sair das drogas definitivamente para reconquistar a sua liberdade de escolha.

Tome o primeiro passo e decida parar

Como mencionado logo acima, o primeiro passo é decidir romper com o vício. Para tanto, é preciso ter motivação, ou seja, estabelecer quais são as razões que fazem valer a pena encarar esse desafio.

Faça uma lista com tudo o que você tem a perder com a droga, independentemente de qual for a substância. Mesmo os entorpecentes mais leves, como o cigarro, o álcool e a maconha, escondem grandes perigos para a sua saúde física e mental.

Além de elencar itens que demonstram como você está perdendo seu potencial devido à dependência, também liste as mudanças positivas que você observará na sua vida sem as drogas. Sem dúvidas, isso ajudará a vencer a batalha diária da desintoxicação e recuperação.

Seja sincero consigo e com as pessoas próximas

Não tem como sair das drogas se você não for honesto consigo mesmo e com os demais. Admita caso estiver mentindo, cometendo pequenos furtos ou comprometendo outras esferas da sua vida para ter acesso a mais uma dose.

Lamentavelmente, o vício compromete o discernimento do usuário, afetando as decisões do dia a dia. Porém, sendo sincero e se aproximando da verdade ao invés de se manter de mãos dadas com a dependência, torna-se mais fácil de se livrar dela.

Conte com uma ajuda especializada

Procure uma clínica de reabilitação de confiança. Estabelecimentos de referência contam com equipes das mais diversas áreas do conhecimento e da medicina. Juntos, esses profissionais sabem como diagnosticar a origem do vício para depois traçar um planejamento de como ele será combatido.

A melhor alternativa é optar por uma internação voluntária. Diversas fases compõem o tratamento, incluindo a desintoxicação e terapias para retomar as rédeas do próprio destino.

Abandone os antigos hábitos

Não conseguimos chegar a destinos diferentes se continuarmos seguindo pelos mesmos caminhos errôneos. Elimine antigos hábitos e planeje o seu dia para evitar lugares ou pessoas que estejam relacionados às drogas.

Participe de grupos de apoio

Mesmo depois da recuperação, o método de como sair das drogas é mais eficiente quando há estratégias de pós tratamento. Participar de terapias e grupos de apoio em clínicas especializadas é uma das melhores maneiras de manter-se abstêmio.

Você pode até mesmo vir a se tornar um padrinho, ou seja, ajudar a orientar alguém que esteja passando pela mesma situação que você passou. Essa é uma ótima oportunidade de lembrar diariamente da importância de manter a sobriedade.

Gostou das dicas? Se precisar de ajuda, entre em contato através do Guia Clínicas de Recuperação!

Fale via WhatsApp: (11)97023-3830

Fonte: www.guiadeclinica.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
9.4%
90.6%
Podemos Ajudar?