MENU

30/08/2020 às 20h45min - Atualizada em 30/08/2020 às 20h45min

Melhor Clínica De Recuperação De Dependentes Químicos

Portal de Clínicas - Fernando
https://portaldeclinicas.com.br/
https://portaldeclinicas.com.br/


Existem diversas clínicas de recuperação sérias e bem equipadas no Brasil. O principal objetivo delas é a de receber pessoas com problema de dependência química ou alcoólica. Saiba aqui qual a melhor clínica de recuperação de dependentes químicos.

Os dados colhidos dos principais órgãos de saúde (Ministério da Saúde, OMS) apontaram que existem mais de 8 milhões de dependentes químicos e alcoólicos no mundo todo, é um número realmente alarmante.

O que é a dependência química e alcoólica?          

dependência química é caracterizada pelo uso de substâncias (maconha, crack etc, ou medicamentos de uso controlado) entorpecentes, de maneira descontrolada – chegando a causar o vício.

A dependência alcoólica é caracterizada pelo consumo de bebidas de alto teor alcoólico, de maneira descontrolada e desregrada – causando a dependência. Depois de doze meses de uso e consumo das substâncias, a pessoa passa a desejar doses cada vez maiores, causando ainda mais entorpecência:

– O corpo se acostuma com a dose da substância, e passa a precisar de doses maiores para obter a sensação desejada.

– Oscilação de humor, irritabilidade.

– Se a dose ingerida / consumida for menor do que a normalmente administrada, o próprio organismo começa a apresentar sinais de abstinência e ansiedade.

– O dependente químico / alcoólico pode manifestar o desejo de parar com o vício, porém não consegue fazê-lo sozinho.

As substâncias contidas nas drogas e nas bebidas alcoólicas afetam todo o corpo, mas principalmente a região do cérebro responsável pelo bem-estar e prazer.

Quando estamos bem psicologicamente, os níveis dos hormônios do prazer ficam equilibrados, levando-nos a viver a vida normalmente, com otimismo e energia.

As drogas e bebidas também causam esse efeito do prazer, porém o sentimento é temporário e mecânico, levando o indivíduo a desejar se sentir em êxtase novamente.

Qual a melhor clínica para dependentes químicos e alcoólicos

Depende do nível de dependência dos pacientes, bem como o histórico de saúde deles e das condições financeiras das famílias.

Algumas clínicas são mais completas do que outras, contam com áreas de lazer mais amplas e uma equipe completa de profissionais da saúde. É preciso considerar antes de escolher uma clínica:

  • Atendimento feito aos pacientes e a seus familiares
  • Suporte da equipe médica
  • Estrutura da clínica (quartos, banheiros, cozinha)
  • Como é o lazer (se possui piscinas, quadras de esporte, etc)
  • Quanto tempo dura a internação
  • Tipos de internação realizados (involuntários, voluntários)
  • Tipos de pacientes internados (dependentes químicos, alcoólicos)
  • A clínica aceita homens e mulheres juntos, ou somente separados
  • Qual o preço da internação
  • Os pacientes terão o direito ao pós-tratamento?
  • Por que a clínica escolhida será a melhor para o (a) paciente
  • Caso o paciente não se adapte à clínica, como é o procedimento padrão adotado pela equipe médica?

Essas são apenas algumas das perguntas que os familiares dos dependentes devem procurar e pesquisar pelas respostas, para só então tomarem uma decisão pertinente e que esteja de acordo com tudo o que esperam da clínica de recuperação.

Suporte às famílias

A decisão de internar um ente querido involuntariamente nunca é fácil. Apesar de saberem que se trata de um novo começo para a pessoa, é um sofrimento esperar que passe todo o período do tratamento.

Muitas clínicas renomadas do país oferecem suporte não só aos dependentes, como também aos seus familiares, para que se sintam confortáveis com a decisão de interná-los.

O suporte geralmente oferecido aos parentes do dependente, é a consulta com psicólogos, psiquiatras, médicos de diversas áreas, terapeutas ocupacionais e entre outros.

Mesmo que as visitas ao paciente ainda não sejam liberadas nos primeiros meses, é importante que os familiares saibam que o período de internação é temporário, e logo estarão reunidos novamente com o ex-dependente químico / alcoólico.

Não se deve desistir, seja qual for a situação. Todas as vidas podem ser recuperadas novamente. Basta que os dependentes se esforcem ao máximo para saírem da situação e recuperarem as suas vidas.

O preconceito existe não só contra as clínicas de recuperação, mas também com os pacientes recuperados. Depois de receberem alta, muitos deles encontram dificuldades em conviverem novamente em sociedade, como por exemplo a reentrada no mercado de trabalho, na escola dos filhos, em lugares públicos e etc.

Assim, os ex-dependentes químicos e alcoólicos devem se preocupar apenas com um dia de cada vez, controlando somente as próprias ações.

Fonte: www.portaldeclinicas.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?