MENU

31/08/2020 às 12h01min - Atualizada em 31/08/2020 às 12h01min

Como fazer a internação Involuntária de um idoso

Clinica para Reabilitação - Fernando
https://www.clinicaparareabilitacao.com.br/
www.clinicaparareabilitacao.com.br


A internação involuntária, ou seja, uma internação contra a vontade do paciente idoso é muito comum na psiquiatria, quando o paciente idoso não possui a consciência de seu problema ou do estado de gravidade, porém precisa ser hospitalizado para sua proteção e tratamento. Esta realidade abrange não só os indivíduos com dependência química, mas também portadores de doenças psiquiátricas, como a esquizofrenia e o transtorno bipolar, no qual são mais comuns.

As famílias, com pouca experiência no caso, logo procuram emergências psiquiátricas ou hospitais gerais, já que não sabem como lidar com o problema e não muito difícil encontram alguns obstáculos para uma internação quando o paciente se recusa a ficar. O que muitos não sabem, é que a lei nº 10.216, de 06 de abril de 2001 prevê três tipos de internação, dentre elas a involuntária.

Entenda como procede a internação

Quando uma pessoa, tendo algum grau de parentesco, solicita a internação à revelia do paciente, o hospital responsável pela internação, deverá realizar uma comunicação ao Ministério Público em um prazo de 72 horas.

Para a internação psiquiátrica involuntária, ou até mesmo a internação voluntária, é imprescindível que um médico devidamente habilitado e registrado no CRM (Conselho Regional de Medicina), autorize tal ação.

Os hospitais psiquiátricos, clínicas ou enfermarias são especializadas em acolher os idosos que são internados involuntariamente e está preparada para recebê-los com cuidado e cautela, tratando assim para que a transição seja a menos traumática possível, tanto para o paciente quanto para a família do idoso.

Antes de buscar uma clínica para a futura internação, busque saber mais sobre tal. Cheque se a clínica que acolherá o idoso respeita todas as determinações legais e também possui autorização para atuar nesse tipo de internação. Depois disso, mesmo que esteja tudo regularizado, procure conversar com pessoas que já aderiram à clínica, para saber se o procedimento é realmente como eles dizem ser.

Outro detalhe importante é que, de acordo com a lei, apenas pessoas que têm ligações de sangue podem internar outras, no caso os cônjuges não possuem esse aval.

Busque um médico de boa referência, para que ele diagnostique e autorize a internação involuntária do idoso. Após isso você receberá da clínica, todas as informações necessárias, para lidar com o procedimento.

Vale lembrar que a internação não é um abandono é apenas para uma melhor qualidade de vida do necessitado. As visitas familiares, regularmente, também são muito importantes.

 A Clínica de Recuperação Prime atua com diversas unidades parceiras que realizam tratamento para pacientes idosos, procure orientação com um de nossos profissionais.

Os tratamentos oferecidos por nossas clínicas de reabilitação de dependência química são realizados por profissionais da área da saúde e social, tais como: técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, etc.

Algumas clínicas realizam internações involuntárias,com a autorização e solicitação da família.

Atendemos todos dias nos telefones do site e também via chat online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !

Fonte: www.clinicaparareabilitacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?