MENU

05/09/2020 às 14h02min - Atualizada em 05/09/2020 às 14h02min

Uso de drogas e dependência química

Instituto Nova Vida - Fernando
https://www.institutonovavida.org
https://www.institutonovavida.org/


Claramente há uma diferença bem concreta entre o usuário de drogas e o dependente químico, no entanto, há uma relação direta entre eles: o abuso de substâncias químicas. Sendo assim, é importante entender exatamente qual é a correlação entre as drogas e a dependência química.

É preciso lembrar que de acordo com o próprio Relatório Mundial sobre Drogas, esse que é da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o consumo dessas substâncias ilícitas acaba atingindo ao todo 243 milhões de pessoas no mundo todo.

Porém, é preciso lembrar que nem todas as pessoas que fazem parte desse grupo são submissas aos entorpecentes, ou seja, existe uma diferença bem clara entre usuários e dependentes de drogas.

Sendo assim, precisamos entender exatamente o que diferencia o dependente químico, do usuário de drogas, somente assim, será possível explicar os conceitos para entender então qual é a diferença entre ambos.

 

Como definimos um usuário de drogas e um dependente químico?

 

Para definir a diferença entre o usuário e o dependente químico, saiba que precisamos entender os conceitos, caso contrário ainda não é dependência química. O que precisamos entender, é que a experiência com drogas acaba se iniciando por curiosidade, desejo de novas sensações ou ainda a necessidade de criar uma nova realidade.

Desta maneira, a partir daí, então caso a pessoa sinta-se satisfeita após o uso, é bem possível que a mesma repita novamente quando tiver outras oportunidades.

Porém, o que as pessoas esquecem é que futuramente a ingestão dessas substâncias químicas, acabam afetando sua vida pessoal, seus comportamentos, vida profissional e até mesmo o modo como a vida é conduzida.

A diferença entre aquele que usa drogas eventualmente, sem realmente tornar isso parte de sua rotina, o dependente químico na verdade, não possui domínio algum sobre sua vontade de usar substâncias ilícitas.

 

O que caracteriza um dependente químico?

 

Já o dependente químico, não controla sua vontade de usar substâncias ilícitas, sendo que isso de fato é essencial em seu dia a dia, afetando de forma negativa sua vida em vários aspectos. Em determinados casos, é preciso aumentar as doses do entorpecente usado, no entanto, isso não é uma regra.

A principal característica dos usuários de drogas, diz respeito a capacidade de manter certo equilíbrio principalmente quando se trata do consumo de substâncias ilícitas. Desta forma, saiba que a diferença se estabelece pelo controle da vontade de usar alucinógenos, fator esse que é ausente na pessoa que é dependente.

 

Mas por que esses conceitos acabam sendo difundidos?

 

O fato é que muitas pessoas acabam confundindo um usuário e ainda um dependente em drogas, justamente porque acreditam que a ingestão de drogas é capaz de gerar dependência, em toda e qualquer ocasião.

Porém, entenda que o vício acaba envolvendo uma grande série de questões, sendo que isso significa que não basta apenas usar para se viciar. Sendo assim, confira alguns dos motivos que tornam uma pessoa dependente química:

 

  • Quando há fatores genéticos que impulsionam ao uso da droga;
  • Quando a pessoa precisa aumentar as doses da droga progressivamente;
  • Quando há consumo de bebidas alcoólicas;
  • Quando há uso frequente;

 

Entenda qual é a importância dos tratamentos para dependência química

 

Certamente a dependência química acaba trazendo diversas consequências psicológicas, físicas podendo resultar ainda no óbito do indivíduo.

Sendo assim, o tratamento deve sempre ser procurando o quanto antes, justamente para que medidas adequadas realmente sejam tomadas, e ainda consigam trazer o restabelecimento do bem estar e da qualidade de vida.

Entenda ainda, que contar com uma instituição de referência capaz de ajudar na reabilitação do dependente, acabará proporcionando os melhores resultados, tudo porque a infraestrutura é mais completa, além de que a equipe multidisciplinar é realmente formada por profissionais super capacitados.

Desta forma, precisamos entender que nem sempre o uso de drogas torna uma pessoa dependente químico, no entanto, as chances de isso ocorrer acaba aumentando consideravelmente.

Sendo assim, é importante ainda, que a família esteja sempre atenta quanto aos sinais e sintomas que são apresentados quando seu familiar acaba fazendo uso de drogas lícitas ou ainda ilícitas e que são capazes de levar à dependência.

Precisamos entender ainda, que as chances de a pessoa se tornar dependente são grandes, porém, muitos fazem uso inicialmente sem acreditar que isso acontecerá, caso veja alguém de sua família com esse problema então procure um centro de reabilitação e faça uma consulta.

Fonte: www.institutonovavida.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
9.4%
90.6%
Podemos Ajudar?