MENU

06/09/2020 às 16h55min - Atualizada em 06/09/2020 às 16h55min

Como saber se alguém está usando droga?

Projeto Brasil em drogas - Fernando
https://www.projetobrasilsemdrogas.com.br/
https://www.projetobrasilsemdrogas.com.br/


Quando alguém próximo muda de atitude bruscamente é conveniente observar e tentar ajudar. Esse tipo de mudança pode ser um sinal de dependência química. Hoje vamos conversar sobre como saber se alguém está usando droga realmente.

Apesar de a maioria das drogas serem ilícitas, o acesso a elas é facilitado. Além disso, o convívio com amizades duvidosas pode incentivar o consumo dessas substâncias perigosas.

O vício é um mal silencioso que chega e tende a repentinamente desestabilizar uma família inteira. Identificá-lo pode ser uma tarefa complexa. Por isso, reunimos 5 dicas para ajudar você a reconhecer um dependente químico. Acompanhe a seguir!

 

1. Alterações no comportamento e no humor

 

O abuso de drogas ocasiona diversos sinais mas um dos primeiros é a mudança brusca de comportamento e de humor. A pessoa costuma se tornar mais introspectiva, isolada, ansiosa e depressiva.

Isso pode variar a depender do tipo de substância que está sendo consumida. Há também traços de violência e irritabilidade observados em determinados momentos.

A variedade de entorpecentes usados atualmente é grande. Cada um tem seus efeitos, não há uma lista padronizada. Mesmo assim, percebemos quando há alterações na atitude de uma pessoa que até pouco tempo não agia daquela maneira. Fique de olho nisso.

 

2. Evidências no corpo

 

As evidências no corpo são outro traço de uso de drogas. Novamente, esses sinais vão corresponder ao tipo de substância consumida. Mas eles costumam ser:

  • Picadas de agulhas
  • Pupilas dilatadas
  • Olhos avermelhados
  • Queimaduras nos dedos ou nas mãos
  • Lábios ressecados
  • Hematomas
  • Sangramentos no nariz

Além disso tudo, não deixe de observar odores característicos, seja da droga em si ou seja pela eventual falta de interesse com a própria higiene da pessoa. Aliás, esses são sinais que servem como abertura para um possível diálogo sobre o assunto.

 

3. Amizades suspeitas

 

Essa não é uma regra, mas muitas vezes o dependente químico se aproxima de outros viciados para conseguir os entorpecentes que vai utilizar. Se houver uma mudança de círculo social e amizades suspeitas, desconfie.

 

4. Distúrbios psicológicos

 

Uma das formas como saber se alguém está usando droga é identificar transtornos mentais. Afinal de contas, as substâncias químicas agem no sistema nervoso central e causam consequências tanto no curto como no médio a longo prazos.

Os dependentes podem apresentar alterações de humor bipolares, desequilíbrio psicológico, ansiedade patológica, irritabilidade constante e comportamento depressivo. Esses são somente alguns exemplos.

 

5. Mudanças na rotina

 

Quando a droga adentra o dia a dia de um indivíduo, ela mexe com toda a rotina dele. Isso se aplica em diversos âmbitos, a começar pelo metabolismo. O organismo reage com falta ou excesso de apetite, falta ou excesso de sono e até mesmo com desconfortos intestinais.

Por isso, considere trocas do dia pela noite, problemas com insônia, mudanças de hábitos alimentares e desarranjos intestinais. Eles podem estar associados ao uso de determinadas substâncias.

Por fim, vale mencionar que uma vez reconhecidos os sintomas, é preciso agir com cautela. Prefira sempre contar com o suporte de clínicas de desintoxicação especializadas.

fonte: www.projetobrasilsemdrogas.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
8.3%
91.7%
Podemos Ajudar?