MENU

07/09/2020 às 12h50min - Atualizada em 07/09/2020 às 12h50min

Centro de tratamento de dependência química

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


O cuidado de um dependente pode trazer, em todos os sentidos, que muitas pessoas têm visto nos centro de tratamento de dependência química uma solução capacitada para ajudar famílias a enfrentarem o vício e melhorar as condições de vida e dignidade do paciente.

Dezenas de milhões de pessoas no Brasil têm ao menos um parente ou amigo(a) que está em situação de dependência química, segundo apontam estudos feitos por diversos órgãos. Enfrentar o vício é algo que torna a vida do dependente químico e dos seus familiares muito difícil, exige uma série de renúncias de ambos os lados, o que traz consequências indiretas para a vida do paciente e de todos ao seu redor.

Vício em drogas ou dependência química é uma doença?

Esse é um debate que até hoje acontece em nossa sociedade por falta de conscientização. As pessoas normalmente enxergam o dependente como uma pessoa desajustada, carente, desocupada, ou, numa linguagem mais comum nas redes sociais, uma pessoa “mimizenta”.

É justamente a falta de uma conscientização madura sobre esse assunto em diversos locais que leva ao uso e abuso de drogas, principalmente pelas camadas mais jovens da nossa população. Ao entrar na dependência outras coisas acabam vindo no pacote, como depressão, ansiedade e diversas outras consequências.

É por isso que, assim como é importante tratar das pessoas que já se encontram na luta contra o vício, é igualmente importante desmistificar o tema da dependência química, conversar mais sobre ele nos espaços públicos e na sociedade em geral para que esse tabu seja quebrado e possamos nos antever e preparar nossa população para encarar esse tema com um olhar mais maduro.

O que é um Centro de tratamento de dependência química?

São locais especializados para acolher o dependente e tratar dos mais variados tipos, graus e estágios de dependência química, contando com equipes multiprofissionais que irão avaliar a condição do dependente e de sua família a partir de exames e diversas avaliações médicas e psicológicas, até que seja identificado qual será o processo de recuperação que será adotado no tratamento do dependente.

Como pode ser a internação?

A internação pode ser voluntária, que ocorre quando o paciente concorda e autoriza a internação, ou involuntária, que acontece quando um familiar ou representante legal solicita a internação, contra a vontade do paciente. Existe ainda a chamada internação compulsória, que é aquela que ocorre em virtude de uma decisão judicial.

 

Quais serviços são oferecidos por um centro de tratamento de dependência química?

Estes centros estão preparados para receber os pacientes e realizam diversos serviços. Além de consultas médicas, exames, elaboração de laudos, uso de medicamentos, acompanhamento de processos de desintoxicação, sessões de avaliação e acompanhamento com profissionais da saúde mental como psicólogos, médicos psiquiatras, entre outros.

Outro serviço que geralmente é prestado ao dependente e sua família nesses locais envolve a participação do dependente em atividades que possam garantir a produção daquele que é conhecido como hormônio do prazer: a serotonina.

Atividades como prática de exercícios físicos, espaço de conversa com outras pessoas que sofrem com a mesma luta em grupos de apoio e outras atividades que podem ajudar na produção de serotonina são ótimos auxiliares na luta contra a dependência.

Quanto tempo dura o tratamento em um centro de tratamento?

O tempo que um dependente irá passar no centro de tratamento irá depender de diversos fatores que serão avaliados quando ele dá entrada na instituição. Várias avaliações serão feitas, mas o espaço de tempo mais comum é entre 60 e 180 dias.

O tratamento lida com as consequências da dependência?

Uma coisa muito comum quando se fala de dependência química é que, além dela, outros problemas podem acabar tornando a equação do tratamento mais difícil como quadros de ansiedade, pânico ou depressão. Nos centros de tratamento há profissionais que estão preparados para lidar com esse tipo de situação, trabalhando em conjunto inclusive para minimizar efeitos colaterais de medicamentos.

O dependente pode voltar à vida normal algum dia?

Sim. Com muito esforço e um tratamento focado o dependente químico pode sim ser recuperado e voltar à sua vida normal. O mais importante é perceber que o tratamento irá passar por várias etapas, e quando cada uma delas é vencida isso gera confiança no paciente para continuar na luta contra a dependência.

Não deixe de nos procurar para ver a unidade mais próxima e com o melhor tratamento para você se livrar deste mal.

Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
9.4%
90.6%
Podemos Ajudar?