MENU

07/09/2020 às 12h51min - Atualizada em 07/09/2020 às 12h51min

O que leva o usuário a dependência química?

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


Mas então  que leva o usuário a dependência química? Sobre as drogas, praticamente todas as pessoas sabem que, de alguma forma, elas são prejudiciais à nossa vida, é o que nós vamos responder nesse artigo. Continue lendo!

Sobre as drogas, praticamente todas as pessoas sabem que, de alguma forma, elas são prejudiciais à nossa vida.

Antes de responder a pergunta que dá o título de nosso artigo, vamos entender um pouco sobre a dependência química e o que ela representa em nossas vidas.

A dependência química faz, literalmente, milhões de vítimas por todo o mundo. De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas de 2020, divulgado todos os anos pelo UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, são mais de 35 milhões de pessoas no mundo sofrendo com a dependência química.

Isso sem falar das pessoas próximas ao dependente químico que acabam sofrendo por “tabela”, muitas vezes comprometendo sua saúde física, e principalmente mental.

Lembrando que quando falamos em dependente químico, estamos falando de uma doença. Sim, a dependência química está na lista de doenças da OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela é definida da seguinte maneira: “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas”.

A dependência química é uma doença complexa, que atinge outros setores da vida do usuário da substância. Por exemplo, a vida profissional tende a declinar por problemas de falta de produtividade ou até mesmo faltas consecutivas no trabalho por causa das drogas.

A vida familiar também costuma ser abalada com relacionamentos conturbados e até mesmo o fim destes. É por isso que uma clínica de recuperação no tratamento da dependência química é indispensável.

Que principal motivo leva o usuário a dependência química?

Que principal motivo leva o usuário a dependência química

Que principal motivo leva o usuário a dependência química

Na verdade, não existe um único motivo que leva o usuário a dependência química. Os motivos podem variar de pessoa para pessoa. Isso é bem relativo, no entanto podemos listar alguns mais comuns:

  • Curiosidade: ela faz parte de nós. A humanidade, em geral, é curiosa. Mas essa curiosidade é mais comum entre os jovens. A adolescência é a fase das descobertas, de descobrir a si mesmo, o mundo. E entre essas descobertas podem estar as drogas que o leva o usuário a dependência química.

  • Aceitação social: Ainda falando dos adolescentes, eles costumam ter uma necessidade maior de aceitação social do que os adultos. Se eles querem fazer parte de um grupo que seja de seu interesse e este grupo consuma drogas, há uma boa probabilidade de também consumirem a(s) droga(s), mesmo que seja apenas para experimentar.

  • Psicológico abalado: Há pessoas com dificuldade em enfrentar situações de frustração, tristeza, perda, decepções e baixa estima e acabam procurando as drogas para esquecer estes sentimentos. As drogas podem até proporcionar certo alívio ou prazer, mas por pouco tempo. O que pode fazer com que a pessoa busque consumir a droga mais vezes, e isso sem dúvida o que leva o usuário a dependência química.

  • Outros transtornos mentais: alguns pacientes com depressão, ansiedade, ou qualquer outro transtorno mental, podem querer fazer o uso de álcool e drogas ilícitas para aliviar os sintomas.

Estes são apenas alguns motivos mais comuns que podem levar o usuário a dependência química. Mas cada caso deve ser analisado por profissionais, para que o tratamento seja feito de forma correta e surta efeito.

Se você precisa de ajuda com a dependência química, entre em contato conosco. Iremos esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar!

Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
9.4%
90.6%
Podemos Ajudar?