MENU

14/09/2020 às 23h06min - Atualizada em 14/09/2020 às 23h06min

TRATAMENTO FAMILIAR

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/tratamento-familiar/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/tratamento-familiar/
A dependência química é considerada um dos males mais difíceis de contornar nos dias de hoje. O uso abusivo de álcool e de drogas permeia a sociedade e cada vez mais pessoas enfrentam tal dificuldade. Nesse contexto, o tratamento familiar é uma excelente alternativa para romper com o ciclo vicioso e impedir a reincidência.

Não podemos esquecer que a dependência afeta não apenas o paciente como também as pessoas que estão em volta dele. Além do mais, questões genéticas e psicossociais podem fazer com que mais integrantes de um mesmo grupo familiar manifestem o problema, seja de forma concomitante ou não.

De qualquer maneira, a maior certeza que temos é de que o tratamento se faz extremamente necessário. Existem diferentes alternativas que permitem controlar os efeitos fisiológicos e comportamentais no adicto. Continue acompanhando e saiba mais sobre elas.

Importância da família no tratamento do dependente

O dependente químico e/ou alcoólatra perde a capacidade de controlar o uso de substâncias que afetam a sua percepção sobre o meio em que está inserido. Isso costuma gerar problemas no trabalho, nos estudos e no ambiente familiar.

Entretanto, ainda que mágoas e sentimentos conflitantes possam afetar as relações com os entes queridos viciados, a família tem papel crucial ao longo do tratamento. Por conta disso, sua participação no processo de reabilitação e reinserção na sociedade é indispensável.

Quando o dependente percebe que conta com o apoio das pessoas que ama, sua recuperação é favorecida. Além do mais, esse é um lembrete constante de que se o problema não for contornado poderá haver uma desestruturação familiar definitiva.

O Grupo Clínica de Recuperação entende o quanto a terapia familiar é capaz de influenciar no tratamento de seus pacientes. Por isso, sempre que possível inclui a participação das pessoas que têm laços afetivos com o dependente nos seus procedimentos.

A família é uma verdadeira aliada da equipe de profissionais de comunidades terapêuticas e clínicas de reabilitação. Jamais devemos subestimar a sua importância ao longo do processo.

Tratamento familiar para dependentes

Dentre as possibilidades de participação da família no tratamento de alcóolatras e dependentes químicos, estão:

  • Intervenções multidisciplinares: com a ajuda de uma equipe de diferentes profissionais, o dependente consegue superar a influência fisiológica e psíquica da substância e consegue se reintegrar à família e à sociedade;
  • Grupos de autoajuda: familiares podem participar dos grupos de autoajuda para compartilhar experiências e comemorar as etapas da evolução no tratamento;
  • Acompanhamentos psicológicos: são desenvolvidos tratamentos específicos que consideram o histórico familiar do paciente e com a participação dos entes queridos;
  • Recursos terapêuticos: os pacientes e seus familiares participam de palestras, workshops e outros encontros com temas que visam o aumento da qualidade de vida de todos os envolvidos no tratamento. Além disso, os terapeutas da clínica estão sempre prontos a atender dificuldades pontuais para o pleno sucesso da reabilitação.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o tratamento familiar do Grupo Clínica de Recuperação? Entre em contato com a nossa equipe e tire as suas dúvidas!

Fonte: https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/tratamento-familiar/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
4.5%
95.5%
Podemos Ajudar?