MENU

13/10/2020 às 22h25min - Atualizada em 13/10/2020 às 22h25min

Saúde mental de pacientes em clínicas de recuperação

Tratamentos Eficazes

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br/
portalderecuperacao.com.br/


A saúde mental de pacientes em clínicas de recuperação de dependentes deve ser prioridade máxima. Afinal, o próprio vício é definido como uma enfermidade de cunho psiquiátrico e fisiológico.

Felizmente, a ideia deturpada que muitas pessoas tinham sobre instituições psiquiátricas tem caído por terra. O papel da psiquiatria e da psicologia é crucial para tratar uma série de vícios e compulsões.

Aliás, sem a participação dessa área do conhecimento, é bastante provável que o tratamento seja incompleto. E pior: deixe o paciente mais propenso à recaídas.

A conscientização sobre a saúde mental dos dependentes é um dos passos mais importantes para que as pessoas que lidam com o dilema da drogadição, algo tão comum hoje em dia, saibam a quem recorrer. Os profissionais dessa especialidade podem recomendar a internação.

 

Como a saúde mental dos pacientes é monitorada

Nas clínicas de reabilitação e recuperação de dependentes, após o período crítico da desintoxicação, o acompanhamento multidisciplinar inclui o monitoramento da saúde mental dos pacientes. Para tanto, há a participação de profissionais capacitados e especializados no assunto.

Seja no tratamento do alcoolismo, da dependência química ou de outros tipos de vício, o paciente recebe total suporte 24 horas por dia. Além disso, são oferecidas atividades diversas que contribuem para os seus resultados, como por exemplo:

  • Atividades ao ar livre, tendo em vista que o contato com a natureza é prioritário para o bem estar físico e mental de qualquer pessoa;

  • Terapias ocupacionais, para que o usuário saiba administrar melhor o seu tempo com atividades significativas e que ajudem a superar os próprios limites;

  • Terapias laborais, indicadas especialmente para quem quer ser reinserido na sociedade com condições de se sustentar e de contribuir com o coletivo oferecendo a sua força de trabalho;

  • Grupos de apoio, onde o paciente pode ser ouvido e conhecer outros casos para o aprendizado e a troca de experiências sobre o problema com álcool e drogas;

  • Consultas individuais, em que o dependente é recebido no ambulatório para ser avaliado através de exames e outras técnicas aplicadas pelo médico para determinar o avanço da sua recuperação;

  • Prática esportiva, com o suporte de educadores físicos que propõe atividades capazes de contribuir com a manutenção da saúde física e mental do viciado.

E esses são somente alguns exemplos dos inúmeros trabalhos realizados dentro de instituições sérias e confiáveis, que pautam os seus serviços na legislação e em respaldos científicos.

 

Escolhendo a clínica ideal

Quando o paciente é tratado com humanidade e não apenas como mais um número, a passagem pela clínica de recuperação pode ser uma transformação com ensinamentos para toda a vida. Nesse sentido, é fundamental ser muito criterioso na escolha da instituição antes de solicitar a internação.

Tenha certeza de que a saúde mental do dependente químico está dentre as prioridades do programa escolhido. Também confira se os profissionais envolvidos no tratamento têm formação adequada.

Detalhes como esses fazem toda a diferença no sucesso da recuperação do paciente. Isso se reflete não apenas no curto prazo pelo qual ele fica internado, mas também após a sua alta.


Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?