A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos é um assunto quem tem sido tema de estudos sobre a dependência química. A religião é uma área que conflita com a ciência em diversos pontos. Alguns cientistas afirmam que a religião não pode ser objeto de estudo e pesquisa por se tratar de algo transcendental. Por isso, ela deve ser deixada de lado em tratamentos de doenças.
Entretanto, a experiência tem mostrado o contrário. Especialistas na área da dependência química acreditam que a espiritualidade, em alguns casos, funciona como um combustível no tratamento. Alguns dependentes químicos encontram na espiritualidade o sentido que precisavam para sua vida e acabam inclusive abandonando a doença de forma milagrosa.
Antes de entender a influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos é necessário fazer uma distinção entre religião e espiritualidade. Uma pessoa pode ser espiritual mas não religiosa. Como assim? A espiritualidade é uma força interior, chamada de fé, que tem base na relação com alguma divindade. A religião já é a expressão da espiritualidade, que é manifesta em práticas e rituais cerimoniais.
O indivíduo que está sob o controle da dependência química perde a fé em si mesmo. Em certos casos, o sujeito já nem encontra sentido para continuar vivendo a não ser pelas drogas. A religião aliada a espiritualidade fornece respostas e sentido para muitas dificuldades na vida. O sujeito que se apega a uma religião pode encontrar as respostas que ele estava buscando nas drogas. O que já vai atingir 80% de melhora.
A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos é notória quando se observa os benefícios para o indivíduo. A fé em alguma divindade traz para o indivíduo a certeza de que existe alguém maior do que a dependência química. E se existe alguém maior do que a doença, esse alguém poderá ajudá-lo. Isso traz a sensação de que ele também pode ser maior do que a enfermidade e vencê-la.
Quando a espiritualidade é aliada a religião, sintomas de ansiedade tendem a diminuir. O que é bastante benéfico para a prevenção de recaídas. Outro benefício da espiritualidade é a segurança que o indivíduo sente para superar os obstáculos do tratamento. Segurança fornecida por estar aliado a um ser onipotente.
A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos também é vista na estabilidade emocional do paciente. A espiritualidade fornece ao individuo um maior autoconhecimento que o habilita a trabalhar suas emoções. Emoções estas que vão ajudar o paciente no processo de desintoxicação e reabilitação social.
A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos é tida como premissa em Comunidades Terapêuticas. A entidade é destinada ao tratamento de dependência química e baseia sua terapêutica em práticas religiosas. Alguns não concordam com a modalidade pela falta de profissionais no tratamento. Mas, para quem tem a fé como base de vida, a instituição pode ser uma boa opção.