MENU

29/11/2020 às 23h47min - Atualizada em 29/11/2020 às 23h47min

A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos e alcoólatras

Clínica de Recuperação Evangélica e Católica

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos é um assunto quem tem sido tema de estudos sobre a dependência química. A religião é uma área que conflita com a ciência em diversos pontos. Alguns cientistas afirmam que a religião não pode ser objeto de estudo e pesquisa por se tratar de algo transcendental. Por isso, ela deve ser deixada de lado em tratamentos de doenças.

Entretanto, a experiência tem mostrado o contrário. Especialistas na área da dependência química acreditam que a espiritualidade, em alguns casos, funciona como um combustível no tratamento. Alguns dependentes químicos encontram na espiritualidade o sentido que precisavam para sua vida e acabam inclusive abandonando a doença de forma milagrosa. 

Qual o papel da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos? 

Antes de entender a influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos é necessário fazer uma distinção entre religião e espiritualidade. Uma pessoa pode ser espiritual mas não religiosa. Como assim? A espiritualidade é uma força interior, chamada de fé, que tem base na relação com alguma divindade. A religião já é a expressão da espiritualidade, que é manifesta em práticas e rituais cerimoniais.

O indivíduo que está sob o controle da dependência química perde a fé em si mesmo. Em certos casos, o sujeito já nem encontra sentido para continuar vivendo a não ser pelas drogas. A religião aliada a espiritualidade fornece respostas e sentido para muitas dificuldades na vida. O sujeito que se apega a uma religião pode encontrar as respostas que ele estava buscando nas drogas. O que já vai atingir 80% de melhora.

Benefícios da espiritualidade no tratamento da dependência química

A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos é notória quando se observa os benefícios para o indivíduo. A fé em alguma divindade traz para o indivíduo a certeza de que existe alguém maior do que a dependência química. E se existe alguém maior do que a doença, esse alguém poderá ajudá-lo. Isso traz a sensação de que ele também pode ser maior do que a enfermidade e vencê-la.

Quando a espiritualidade é aliada a religião, sintomas de ansiedade tendem a diminuir. O que é bastante benéfico para a prevenção de recaídas. Outro benefício da espiritualidade é a segurança que o indivíduo sente para superar os obstáculos do tratamento. Segurança fornecida por estar aliado a um ser onipotente. 

A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos também é vista na estabilidade emocional do paciente. A espiritualidade fornece ao individuo um maior autoconhecimento que o habilita a trabalhar suas emoções. Emoções estas que vão ajudar o paciente no processo de desintoxicação e reabilitação social. 

Espiritualidade e Comunidades Terapêuticas

A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos é tida como premissa em Comunidades Terapêuticas. A entidade é destinada ao tratamento de dependência química e baseia sua terapêutica em práticas religiosas. Alguns não concordam com a modalidade pela falta de profissionais no tratamento. Mas, para quem tem a fé como base de vida, a instituição  pode ser uma boa opção. 

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?