MENU

15/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 15/10/2020 às 00h00min

Quais os tipos transtorno obsessivos ?

Atinge milhares de pessoas

Portal de Recuperação
portalderecuperacao.com.br/
portalderecuperacao.com.br/


Os transtornos obsessivos estão entre os 10 maiores causadores de incapacitação da população mundial, de acordo com a OMS. Contudo, nem sempre temos acesso a informações sobre quais os tipos da doença e como lidar com cada um deles.

Somente no Brasil, estatísticas apontam para cerca de 3 a 4 milhões de pessoas que têm TOC – o Transtorno Obsessivo Compulsivo. Mas muitos sequer sabem que são portadores da doença por não terem passado por um diagnóstico profissional.

Não por acaso, a doença pode levar a outras complicações. Há quem se afunde no alcoolismo, no vício em medicamentos e até mesmo no mundo das drogas devido ao transtorno.

Com números e consequências tão relevantes, é fundamental estarmos atentos a mais detalhes sobre o TOC e outras obsessões. Se você tem interesse no assunto ou desconfia que alguém próximo possa ser portador, continue com a leitura.

 

O que é TOC e quais as suas causas?

TOC é a sigla utilizada para uma doença mental chamada Transtorno Obsessivo Compulsivo. Ela é caracterizada por atitudes impulsivas e intimamente relacionadas à ansiedade.

O portador de TOC tem pensamentos obsessivos e impulsos persistentes. Se não houver tratamento, esses comportamentos ficam cada vez mais sérios e descontrolados.

Um dos sinais mais frequentes do TOC é a mania de repetir certos rituais de forma sistemática. Se eles não forem realizados, a pessoa é tomada por uma sensação de impotência e de pânico. Nos casos mais avançados, a situação pode levar à histeria.

Dentre as principais causas de transtornos obsessivos, estão:

  • Influência genética: os genes es tão entre os responsáveis pelo desenvolvimento da doença, sendo assim o histórico de família precisa ser considerado no diagnóstico;

  • Alterações biológicas: a produção de substâncias químicas pelo nosso organismo, quando desregulada, pode levar ao transtorno;

  • Influências externas: os fatores ambientais e outras doenças podem servir como elementos que desencadeiam quadros de TOC.

 

Quais são os principais tipos de transtorno obsessivo?

Confira quais são os principais tipos de transtorno de personalidades obsessivo compulsivas:

1. Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico: quando as obsessões são repetitivas, mas não a ponto de atrapalhar severamente o cotidiano do paciente;

2. Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: quando as obsessões são tão frequentes e intensas que elas afetam o dia a dia do indivíduo, mas não conseguem ser controladas facilmente pois são uma fonte de alívio para a ansiedade;

3. Transtorno obsessivo-compulsivo com predomínio de ideias ou ruminações obsessivas: quando os pensamentos limitantes e obsessivos se mantêm no campo das ideias;

4. Transtorno obsessivo-compulsivo com predomínio de comportamentos compulsivos: quando as atitudes obsessivas se sobrepõem aos pensamentos, levando a quadros muito mais sérios de rituais repetitivos;

5. Transtorno obsessivo-compulsivo de tipo misto: quando há diferentes tipos de TOC concomitantes.

 

Estratégias de tratamento

Para você ter certeza se a sua desconfiança sobre o transtorno é, de fato, TOC ou não, procure pelo diagnóstico de uma clínica especializada. Essa é uma doença que pode ser controlada com as terapias adequadas e com intervenção medicamentosa.

O caminho da mudança depende, em grande parte, da busca por suporte qualificado. É fundamental reconhecer a doença e tomar a iniciativa de iniciar um bom tratamento.
 

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?