Muitas pessoas não sabem, mas sim, alcoólatra é dependente químico, as pessoas tendem a pensar que dependente químico é somente aquele que faz uso de outras drogas ilícitas, no entanto, a pessoa que faz uso de álcool mesmo sendo licito é uma substância química e que pode viciar tanto quanto as drogas ilícitas.
Precisamos salientar que a dependência química de álcool e demais drogas realmente está se tornando um problema ainda maior e mais comum, sendo que é capaz ainda de afetar muitas famílias de modo geral.
Sinais que provam que o alcoólatra é um dependente químico
Na realidade, alguns sinais são bem comuns e comprovam que o alcoólatra é dependente químico, sendo que esses sinais tendem a aparecer em usuários de drogas, logo seu comportamento acaba sendo bem parecido com os alcoólatras.
Conheça alguns sintomas que provam que um dependente do álcool é dependente químico:
- Faz com que a pessoa sofra com mudanças bruscas de comportamento, tenha alterações de humor;
- Deixa a pessoa muito nervosa e agressiva;
- Faz com que haja falta de responsabilidade;
- Ocorre uma perda de controle financeiro;
- Mudança brusca de comportamento ou alterações de humor;
- Muito nervosismo e agressividade;
- Completa falta de responsabilidade;
- Perda total de controle financeiro;
- Dificuldades para dormir ou ainda aumento total da quantidade de sono;
- Muita dificuldade de relacionamento entre colegas de escola e trabalho;
- Feedbacks negativos devido a faltas no trabalho e na escola;
- Alteração muito grande dos hábitos alimentares;
- Muita ansiedade e agitação;
- Depressão e muito sentimento de tristeza;
- Vários pensamentos suicidas;
- Distúrbios psicológicos;
- Psicoses e alucinações;
- Mania de perseguição;
- Aumento total ou diminuição da atividade sexual;
Lidando com pessoas que são alcoólatras
Realmente depois de compreender que o alcoólatra é dependente químico é importante entender que o individuo que faz uso de drogas ou álcool realmente negue esse desejo incontrolável de usar tal substância.
Os discursos são sempre os mesmos: “bebo e uso drogas apenas quando quero”, “paro quando quiser”, entre outras frases bem conhecidas. Com o aumento do consumo e da frequência então torna-se cada vez mais difícil esconder da própria família e dos amigos que essa rotina realmente está abalada.
Por ser uma droga licita e socialmente permitida o álcool realmente acaba trazendo diversos prejuízos psicológicos e até mesmo financeiros principalmente a longo prazo, no entanto, as drogas ilícitas acabam trazendo prejuízos psicológicos, financeiros a curto prazo.
Para lidar com pessoas que são viciadas no álcool é importante compreender como funciona a mente das mesmas, isso porque estão com problemas psicológicos. Antes de tudo, é importante lidar com essas pessoas com humanidade, não se deixar levar pela codependência, e principalmente tentar convencer essa pessoa a se tratar o quanto antes.
Porém, por ser uma doença crônica realmente é muito difícil afirmar que realmente há cura para essa dependência química, no entanto, essa doença em questão é passível de tratamento, permitindo que se tenha expectativas de interrupção do consumo da droga e permite a retomada de sua vida pessoal, profissional e familiar.
Sendo assim, é importante ir em busca de centros de reabilitação ou de recuperação, que sejam realmente capazes de ajudar as pessoas que estão em busca de ajuda!
Fonte: www.institutonovavida.org