MENU

14/11/2020 às 18h54min - Atualizada em 14/11/2020 às 18h54min

O que é abstinência alcoólica

Alcoolismo agudo

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


Se você tem dúvidas sobre o que é abstinência alcoólica está no lugar certo! Este é um período muito difícil que o dependente químico passa e não é raro as várias dúvidas surgirem. Saber o que está acontecendo com o próprio corpo traz a paciência necessária para que o tratamento seja feito de forma eficaz e tranquila.

Neste artigo explicaremos o que é abstinência alcóolica discorrendo sobre alguns pontos que envolvem o período. Muitos familiares e até mesmo os próprios alcoólatras não sabem o que é esse momento e nem mesmo como ele funciona. É fundamental estar a par do mecanismo da abstinência alcóolica para o sucesso de todo o tratamento.

O que é abstinência alcoólica?

Antes de entender o que é abstinência alcóolica é preciso entender o que é propriamente a abstinência. Esse termo é usado para designar o período no qual o indivíduo se priva de algo com certo objetivo. No caso do álcool, o sujeito se priva do consumo da substância para tratamento da dependência química. Comumente, esse período é iniciado de forma repentina trazendo sérias consequências para o corpo.

A abstinência é um método de tratamento utilizado para tratar a dependência química do álcool. É frequentemente usado pelas clínicas de reabilitação e comunidades terapêuticas. O período se inicia a partir do momento que o indivíduo interrompe de forma súbita o consumo do álcool. Em alguns casos, a maneira abrupta de interromper o uso pode gerar crises severas de abstinência necessitando de um tratamento mais intenso.

Como agir diante das crises?

Muitos não sabem o que é abstinência alcóolica e por isso não sabem como agir diante de uma crise de abstinência. O primeiro passo é entender que o corpo humano já está acostumado com a presença da substância no organismo. Ao retirar repentinamente uma substância presente no sistema, o corpo terá uma reação abrupta. O que é absolutamente natural para o contexto.

Durante a crise, as atividades do sistema nervoso se alteram rapidamente e logo surgem os sintomas de tremores e delirium. É preciso que as pessoas ao redor se acalmem e tratem da crise com medicação. Geralmente a crise dura em torno de 3 dias, mas pode se estender até aos 14 dias. Nesse período, é importante que o dependente siga corretamente o tratamento medicamentoso para sucesso do cuidado.

Como é o tratamento da abstinência alcoólica?

A fim de compreender melhor o que é abstinência alcóolica algo precisa ser enfatizado: A abstinência alcóolica é um método de tratamento! Como todo método algumas técnicas e recursos são utilizados. Durante a abstinência química vários medicamentos são utilizados. Medicamentos que vão tratar as possíveis crises e a desintoxicação do álcool do corpo.

Algumas clínicas de reabilitação entendem que é indispensável a reabilitação de todas as áreas da vida do indivíduo. Por isso, junto a abstinência, geralmente é feito um trabalho com psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, psiquiatras, além de outros profissionais. No centros de tratamento o dependente químico também é submetido a atividades como rodas de conversas, palestras, sessões de filmes, etc.

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
8.3%
91.7%
Podemos Ajudar?