MENU

12/12/2020 às 23h11min - Atualizada em 12/12/2020 às 23h11min

Terapias alternativas para tratamento de alcoolismo

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


Você já ouviu falar em terapias alternativas para tratamento de alcoolismo ? Não? Então esse artigo é para você. Quando se fala em tratamento para alcoolismo ou drogas, o primeiro tratamento que vem a mente é a internação e o uso de medicações fortes. Mas, as práticas de intervenção no tratamento de alcoolismo evoluíram e hoje se observa Intervenções baseadas em métodos não convencionais, as chamadas terapias alternativas. 

O que são terapias alternativas? 

Terapias alternativas para tratamento de alcoolismo são aquelas terapias não convencionais. O tratamento para alcoolismo mais conhecido é a internação em clínicas de reabilitação. Clínicas essas que tem como base a abstinência da droga e a reabilitação de toda a vida do indivíduo. As terapias alternativas são justamente todas as terapias voltadas para fora das clínicas de reabilitação, terapias que não possui a internação em clínicas como base.

Quais as terapias alternativas existentes?

Com o avanço das práticas de intervenção, são muitas as terapias alternativas para tratamento de alcoolismo. A principal delas é a clínica peripatética, que é derivada de práticas não convencionais de assistência a saúde. Além da clínica peripatética, as principais terapias alternativas são moradia assistida, acompanhamento terapêutico e tratamento ambulatorial. Existem outras terapias alternativas, mas não tão famosas no Brasil, como pedagogia da surpresa e internação invertida, por exemplo. 

O que é clínica peripatética? 

A clínica peripatética se constitui como uma das terapias alternativas para tratamento de alcoolismo mais indicada. Isso porque, as intervenções da clínica peripatética são realizadas no território do indivíduo. Por exemplo, o tratamento é feito no parque do bairro, na praça, na esquina da rua e até mesmo nas cenas de uso de álcool e drogas. Ou seja, as intervenções são feitas para além do setting analítico. 

O que é moradia assistida?  

A moradia assistida é um tipo de terapia alternativa para auxiliar os dependentes químicos no processo de retorno ao convívio social e abstinência das drogas, neste caso, o álcool. Nesta modalidade, usuários que já passaram pela internação em clínicas de reabilitação e já passaram pelo processo de desintoxicação, são levados a morar em uma residência com outros moradores na mesma situação com um acompanhante terapêutico. O objetivo é o auxílio mútuo, retomada da autonomia e convívio em sociedade. 

O que é acompanhamento terapêutico? 

O acompanhamento terapêutico também é uma das terapias alternativas para tratamento de alcoolismo mais eficientes que existem. Como o próprio nome sugere, o acompanhamento terapêutico consiste em um profissional da área da saúde acompanhando o paciente no território. O acompanhante terapêutico será o mediador doa laços sociais do indivíduo. Ele ajudará o sujeito em tratamento a se reinserir na sociedade. 

Como funciona o tratamento ambulatorial? 

O tratamento ambulatorial também é uma das terapias alternativas para tratamento de alcoolismo que gera resultados. No entanto, esse tipo de terapia é indicado para pacientes que já passaram pela desintoxicação e possuem certa autonomia. Nesta modalidade, o tratamento consiste em idas as sessões de terapia no próprio consultório ou clínica do profissional. O agendamento é feito como em qualquer outra consulta médica. 

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?