Terapias alternativas para tratamento de alcoolismo são aquelas terapias não convencionais. O tratamento para alcoolismo mais conhecido é a internação em clínicas de reabilitação. Clínicas essas que tem como base a abstinência da droga e a reabilitação de toda a vida do indivíduo. As terapias alternativas são justamente todas as terapias voltadas para fora das clínicas de reabilitação, terapias que não possui a internação em clínicas como base.
Com o avanço das práticas de intervenção, são muitas as terapias alternativas para tratamento de alcoolismo. A principal delas é a clínica peripatética, que é derivada de práticas não convencionais de assistência a saúde. Além da clínica peripatética, as principais terapias alternativas são moradia assistida, acompanhamento terapêutico e tratamento ambulatorial. Existem outras terapias alternativas, mas não tão famosas no Brasil, como pedagogia da surpresa e internação invertida, por exemplo.
A clínica peripatética se constitui como uma das terapias alternativas para tratamento de alcoolismo mais indicada. Isso porque, as intervenções da clínica peripatética são realizadas no território do indivíduo. Por exemplo, o tratamento é feito no parque do bairro, na praça, na esquina da rua e até mesmo nas cenas de uso de álcool e drogas. Ou seja, as intervenções são feitas para além do setting analítico.
A moradia assistida é um tipo de terapia alternativa para auxiliar os dependentes químicos no processo de retorno ao convívio social e abstinência das drogas, neste caso, o álcool. Nesta modalidade, usuários que já passaram pela internação em clínicas de reabilitação e já passaram pelo processo de desintoxicação, são levados a morar em uma residência com outros moradores na mesma situação com um acompanhante terapêutico. O objetivo é o auxílio mútuo, retomada da autonomia e convívio em sociedade.
O acompanhamento terapêutico também é uma das terapias alternativas para tratamento de alcoolismo mais eficientes que existem. Como o próprio nome sugere, o acompanhamento terapêutico consiste em um profissional da área da saúde acompanhando o paciente no território. O acompanhante terapêutico será o mediador doa laços sociais do indivíduo. Ele ajudará o sujeito em tratamento a se reinserir na sociedade.
O tratamento ambulatorial também é uma das terapias alternativas para tratamento de alcoolismo que gera resultados. No entanto, esse tipo de terapia é indicado para pacientes que já passaram pela desintoxicação e possuem certa autonomia. Nesta modalidade, o tratamento consiste em idas as sessões de terapia no próprio consultório ou clínica do profissional. O agendamento é feito como em qualquer outra consulta médica.