MENU

26/11/2020 às 00h12min - Atualizada em 26/11/2020 às 00h12min

Meu marido é alcoólatra o que fazer?

Para de beber

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


“Meu marido é alcoólatra, o que fazer?”. Essa é a principal pergunta que expõe todo o sofrimento da esposa de um alcoólatra. A mulher que dorme e acorda ao lado de um homem que ingere bebidas alcoólicas constantemente sofre tanto quanto o próprio alcoólatra. Se você é dessas e não sabe o que fazer com o seu marido, veja nesse artigo algumas estratégias que podem te ajudar a lidar com o sofrimento. 

É importante você saber que há muitas outras estratégias e formas de lidar com um esposo alcoólatra. Aqui colocamos algumas dicas que funcionam de maneira geral. Mas cada indivíduo é único. Procure observar o seu marido e encontre formas de ajudá-lo que façam sentido para ele. Talvez, fazendo algo que ele goste será mais eficiente do que qualquer outra coisa. 

Entenda a doença do seu marido 

Meu marido é alcoólatra, o que fazer com isso? O primeiro passo você já deu: reconhece que o alcoolismo é um fato na vida do seu marido! O segundo passo é entender que o alcoolismo é uma doença, segundo a Organização Mundial de Saúde. Não é simplesmente um vício como muitas esposas pensam. É uma enfermidade que gera sofrimento também para o alcoólatra.

Dentre as muitas causas que levam o sujeito para o alcoolismo, uma delas é a carga genética. Se seu marido é alcoólatra, possivelmente ele tem alguém na família que apresenta a doença também. Então, procure entender esse dado e fique tranquila. Como toda doença, o alcoolismo também possui tratamento e é passível de cuidados medicamentos e psicológicos.

Ofereça ajuda 

Meu marido é alcoólatra o que fazer com a doença? Você precisa eliminar o alcoolismo da vida de vocês. Mas isso você não vai fazer sozinha. Você vai ajudar o seu marido nesse processo. Atualmente existem vários tipos de tratamentos para o alcoolismo. Clínicas de reabilitação, Centros de Atenção Psicossocial e Comunidades Terapêuticas são as principais entidades para tratamento da dependência química.

Cada entidade possui formas específicas e diferentes tipos de ofertas de cuidado. Sente com o seu esposo e converse sobre a gama de possibilidades de tratamento existentes. Ajude-o a encontrar uma intervenção terapêutica que seja mais adequada ao seu estilo de vida. Se ele for religioso, a Comunidade Terapêutica será mais eficiente. Se ele quer liberdade, o Centro de Atenção Psicossocial será mais efetivo.

Meu marido é alcoólatra o que fazer se ele não aceitar minha ajuda? 

A primeira coisa é ter paciência! O alcoólatra sabe que a sua dependência química está gerando sofrimento a todos a sua volta. Mas é importante entender que as razões que levam um sujeito para o alcoolismo são inúmeras. Muitas pessoas encontram na bebida o escape para os seus problemas. Situações que elas não conseguem lidar são esquecidas no momento do uso. Por isso, é importante você entendê-lo e não forçá-lo. 

Mas, meu marido é alcoólatra e é agressivo, o que faço?? Se seu marido está colocando a própria vida em risco e a dos outros também, não há o que fazer a não ser o Internamento. As clínicas de reabilitação são uma ótima opção para tratar desses casos. É claro que ele não vai querer ir. Mas se você acredita que há um risco de morte, você pode solicitar o internamento involuntário do seu marido que será aceito.

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?