“Meu marido é alcoólatra, o que fazer?”. Essa é a principal pergunta que expõe todo o sofrimento da esposa de um alcoólatra. A mulher que dorme e acorda ao lado de um homem que ingere bebidas alcoólicas constantemente sofre tanto quanto o próprio alcoólatra. Se você é dessas e não sabe o que fazer com o seu marido, veja nesse artigo algumas estratégias que podem te ajudar a lidar com o sofrimento.
É importante você saber que há muitas outras estratégias e formas de lidar com um esposo alcoólatra. Aqui colocamos algumas dicas que funcionam de maneira geral. Mas cada indivíduo é único. Procure observar o seu marido e encontre formas de ajudá-lo que façam sentido para ele. Talvez, fazendo algo que ele goste será mais eficiente do que qualquer outra coisa.
Meu marido é alcoólatra, o que fazer com isso? O primeiro passo você já deu: reconhece que o alcoolismo é um fato na vida do seu marido! O segundo passo é entender que o alcoolismo é uma doença, segundo a Organização Mundial de Saúde. Não é simplesmente um vício como muitas esposas pensam. É uma enfermidade que gera sofrimento também para o alcoólatra.
Dentre as muitas causas que levam o sujeito para o alcoolismo, uma delas é a carga genética. Se seu marido é alcoólatra, possivelmente ele tem alguém na família que apresenta a doença também. Então, procure entender esse dado e fique tranquila. Como toda doença, o alcoolismo também possui tratamento e é passível de cuidados medicamentos e psicológicos.
Meu marido é alcoólatra o que fazer com a doença? Você precisa eliminar o alcoolismo da vida de vocês. Mas isso você não vai fazer sozinha. Você vai ajudar o seu marido nesse processo. Atualmente existem vários tipos de tratamentos para o alcoolismo. Clínicas de reabilitação, Centros de Atenção Psicossocial e Comunidades Terapêuticas são as principais entidades para tratamento da dependência química.
Cada entidade possui formas específicas e diferentes tipos de ofertas de cuidado. Sente com o seu esposo e converse sobre a gama de possibilidades de tratamento existentes. Ajude-o a encontrar uma intervenção terapêutica que seja mais adequada ao seu estilo de vida. Se ele for religioso, a Comunidade Terapêutica será mais eficiente. Se ele quer liberdade, o Centro de Atenção Psicossocial será mais efetivo.
A primeira coisa é ter paciência! O alcoólatra sabe que a sua dependência química está gerando sofrimento a todos a sua volta. Mas é importante entender que as razões que levam um sujeito para o alcoolismo são inúmeras. Muitas pessoas encontram na bebida o escape para os seus problemas. Situações que elas não conseguem lidar são esquecidas no momento do uso. Por isso, é importante você entendê-lo e não forçá-lo.
Mas, meu marido é alcoólatra e é agressivo, o que faço?? Se seu marido está colocando a própria vida em risco e a dos outros também, não há o que fazer a não ser o Internamento. As clínicas de reabilitação são uma ótima opção para tratar desses casos. É claro que ele não vai querer ir. Mas se você acredita que há um risco de morte, você pode solicitar o internamento involuntário do seu marido que será aceito.