MENU

16/12/2020 às 23h01min - Atualizada em 16/12/2020 às 23h01min

Sou um alcoólatra por beber todos os dias?

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


Sou um alcoólatra por beber todos os dias? Essa é a pergunta de muitas pessoas que fazem uso do álcool todos os dias e tem medo deste hábito se tornar uma doença. Há pessoas que consomem álcool todos os dias e não consideram o hábito anormal. Outras, sabem que beber todos os dias não é legal, mas mesmo assim continuam o uso. Se você bebe todos os dias e está aqui querendo saber se isso pode ser considerado alcoolismo ou não, é sinal de que você precisa ficar alerta com o seu consumo. 

Qual a diferença entre alcoolismo e consumo social? 

Antes de responder a pergunta “sou um alcoólatra por beber todos os dias” é importante você saber a diferença entre alcoolismo e consumo social. O consumo social como o próprio nome sugere se caracteriza pelo consumo de álcool em situações sociais. Ou seja, o indivíduo bebe apenas quando sai com os amigos, quando tem alguma festa ou para comemorar algo em especial. 

Já o alcoolismo se caracteriza pelo consumo de álcool de forma descontrolada. O sujeito já não se importa com a ocasião e nem com os motivos. Ele bebe de forma descontrolada, sem qualquer controle do uso. O alcoólatra até tenta parar de consumir tanta bebida, mas ele simplesmente não consegue parar o uso. Este ponto é justamente o que caracteriza o alcoolismo.

Quando posso ser considerado um alcoólatra?

Sou um alcoólatra por beber todos os dias? Se você faz do álcool uma necessidade para sua sobrevivência, se você não consegue passar um dia sequer sem ingerir o álcool, sim você pode ser considerado um alcoólatra. O alcoolismo acontece quando o indivíduo já não consegue mais viver sem a presença do álcool. Geralmente, as pessoas bebem por alguma razão, seja para comemorar ou seja para afogar as mágoas. Mas, o alcoólatra bebe por todos os motivos, por qualquer razão e em qualquer ocasião. 

O alcoolismo também é considerado como uma dependência química, que por sua vez é considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde. A dependência química é caracterizada quando o indivíduo já não consegue mais controlar o uso de substâncias psicoativas, como drogas e álcool. Logo, se você bebe todos os dias e não consegue controlar esse consumo, sim! Você pode ser considerado um alcoólatra. Mais ainda, um dependente químico. 

Se eu descobrir que sou um alcoólatra o que devo fazer?

Sou um alcoólatra por beber todos os dias, e agora? O que eu faço? O segundo passo é buscar tratamento, pois o primeiro passo você já deu que é reconhecer que tem o alcoolismo. Hoje em dia há várias formas de tratar o alcoolismo e você pode escolher a que mais lhe agrada. As mais conhecidas são as Associações de Alcoólicos Anônimos, que é um grupo de alcoólatras que se reúnem para fazer o tratamento em conjunto através de auxílio mútuo. 

Se você quiser algo mais reservado, você pode procurar por um médico psiquiatra. Ele vai avaliar a sua situação e verificar se você precisa de uma internação ou se pode seguir com tratamento em casa. Existem também os Centros de Assistência Psicossocial para álcool e outras drogas que prevê a intervenção em liberdade e é ótimo para quem deseja um tratamento sem a abstinência de drogas como base. 
 

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?