Sou um alcoólatra por beber todos os dias? Essa é a pergunta de muitas pessoas que fazem uso do álcool todos os dias e tem medo deste hábito se tornar uma doença. Há pessoas que consomem álcool todos os dias e não consideram o hábito anormal. Outras, sabem que beber todos os dias não é legal, mas mesmo assim continuam o uso. Se você bebe todos os dias e está aqui querendo saber se isso pode ser considerado alcoolismo ou não, é sinal de que você precisa ficar alerta com o seu consumo.
Antes de responder a pergunta “sou um alcoólatra por beber todos os dias” é importante você saber a diferença entre alcoolismo e consumo social. O consumo social como o próprio nome sugere se caracteriza pelo consumo de álcool em situações sociais. Ou seja, o indivíduo bebe apenas quando sai com os amigos, quando tem alguma festa ou para comemorar algo em especial.
Já o alcoolismo se caracteriza pelo consumo de álcool de forma descontrolada. O sujeito já não se importa com a ocasião e nem com os motivos. Ele bebe de forma descontrolada, sem qualquer controle do uso. O alcoólatra até tenta parar de consumir tanta bebida, mas ele simplesmente não consegue parar o uso. Este ponto é justamente o que caracteriza o alcoolismo.
Sou um alcoólatra por beber todos os dias? Se você faz do álcool uma necessidade para sua sobrevivência, se você não consegue passar um dia sequer sem ingerir o álcool, sim você pode ser considerado um alcoólatra. O alcoolismo acontece quando o indivíduo já não consegue mais viver sem a presença do álcool. Geralmente, as pessoas bebem por alguma razão, seja para comemorar ou seja para afogar as mágoas. Mas, o alcoólatra bebe por todos os motivos, por qualquer razão e em qualquer ocasião.
O alcoolismo também é considerado como uma dependência química, que por sua vez é considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde. A dependência química é caracterizada quando o indivíduo já não consegue mais controlar o uso de substâncias psicoativas, como drogas e álcool. Logo, se você bebe todos os dias e não consegue controlar esse consumo, sim! Você pode ser considerado um alcoólatra. Mais ainda, um dependente químico.
Sou um alcoólatra por beber todos os dias, e agora? O que eu faço? O segundo passo é buscar tratamento, pois o primeiro passo você já deu que é reconhecer que tem o alcoolismo. Hoje em dia há várias formas de tratar o alcoolismo e você pode escolher a que mais lhe agrada. As mais conhecidas são as Associações de Alcoólicos Anônimos, que é um grupo de alcoólatras que se reúnem para fazer o tratamento em conjunto através de auxílio mútuo.
Se você quiser algo mais reservado, você pode procurar por um médico psiquiatra. Ele vai avaliar a sua situação e verificar se você precisa de uma internação ou se pode seguir com tratamento em casa. Existem também os Centros de Assistência Psicossocial para álcool e outras drogas que prevê a intervenção em liberdade e é ótimo para quem deseja um tratamento sem a abstinência de drogas como base.