Os principais sintomas de uma intoxicação alcóolica se manifestam geralmente no comportamento do sujeito. Mas há ainda outros fortes sinais que se dão no corpo e na cognição do indivíduo. Observar essas aparições dão clareza sobre o estado do sujeito em relação ao consumo de álcool e sinalizam a urgência de interromper a ingestão ou não de bebida.
O álcool é uma droga psicotrópica que altera os parâmetros cognitivo, afetivo e comportamental do sujeito. Por isso, durante uma intoxicação alcóolica todas essas áreas serão afetadas de forma intensa. É importante conhecer os principais sintomas da intoxicação alcóolica e procurar ajuda médica o mais rápido possível. Apesar de ser uma condição temporária, ela pode gerar efeitos irreversíveis.
Antes de saber sobre os principais sintomas de uma Intoxicação alcóolica é preciso entender o que é esse fenômeno. A Intoxicação alcóolica nada mais é do que a famosa embriaguez. É uma condição temporária que se dá pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os sintomas vão variar de acordo com a quantidade de substância no sangue e o tempo de consumo do indivíduo.
Os principais sintomas de uma intoxicação alcóolica se manifestam no corpo físico. Náuseas, vômitos e desidratação são os mais comuns. Mas também podem ocorrer desmaios, perda de consciência, redução drástica dos níveis de açúcar no sangue e desnutrição. É preciso se atentar a esses sintomas, pois dependendo da gravidade e estado de saúde do indivíduo uma simples intoxicação pode levar à morte.
Como as drogas psicotrópicas afetam a cognição do indivíduo, sintomas como amnésia, apatia, confusão mental e até mesmo deficiência intelectual podem surgir. Alterações no humor também se enquadram nos principais sintomas. O sujeito pode ficar muito ansioso e eufórico ou simplesmente muito depressivo. Os sintomas de depressão costumam se prolongar mesmo após o término da intoxicação.
É notável os principais sintomas de uma intoxicação alcóolica no comportamento do sujeito. Durante a condição o indivíduo pode ficar muito agressivo, irritado, hiperativo, impulsivo, descontrolado e isolado. Ele apresenta também má coordenação, instabilidade nos músculos ou problemas de coordenação motora. Na fala, apresenta lentidão, falando de forma arrastada e com muita dificuldade.
Além dos principais sintomas de uma intoxicação alcóolica outros sintomas não muito comuns podem ocorrer também. Durante o fenômeno o indivíduo pode apresentar:
Respiração lenta;
Perda da audição;
Cardiopatia congênita;
Distúrbio de visão;
Depressão;
Dedinho curvado;
Deformação facial;
Queda da pálpebra superior.
Mesmo que eles não sejam tão comuns, é importante se atentar pois esses sintomas podem abrir quadro para outras condições patogênicas.
A intoxicação alcóolica é uma condição temporária. Mas mesmo sendo temporária, ela pode levar o indivíduo ao coma ou até a própria morte. Por isso, é necessário procurar atendimento médico o mais rápido possível para reverter o quadro de intoxicação. Caso a prestação médica esteja distante ou demore a chegar, faça os primeiros socorros do indivíduo no local. Dependendo do caso, essa ação pode ser decisiva.