MENU

17/11/2020 às 00h08min - Atualizada em 17/11/2020 às 00h08min

Principais sintomas de um intoxicação alcoólica

Cuidados necessários

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


Os principais sintomas de uma intoxicação alcóolica se manifestam geralmente no comportamento do sujeito. Mas há ainda outros fortes sinais que se dão no corpo e na cognição do indivíduo. Observar essas aparições dão clareza sobre o estado do sujeito em relação ao consumo de álcool e sinalizam a urgência de interromper a ingestão ou não de bebida.

O álcool é uma droga psicotrópica que altera os parâmetros cognitivo, afetivo e comportamental do sujeito. Por isso, durante uma intoxicação alcóolica todas essas áreas serão afetadas de forma intensa. É importante conhecer os principais sintomas da intoxicação alcóolica e procurar ajuda médica o mais rápido possível. Apesar de ser uma condição temporária, ela pode gerar efeitos irreversíveis.

O que é Intoxicação Alcóolica?

Antes de saber sobre os principais sintomas de uma Intoxicação alcóolica é preciso entender o que é esse fenômeno. A Intoxicação alcóolica nada mais é do que a famosa embriaguez. É uma condição temporária que se dá pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os sintomas vão variar de acordo com a quantidade de substância no sangue e o tempo de consumo do indivíduo.

Sintomas físicos

Os principais sintomas de uma intoxicação alcóolica se manifestam no corpo físico. Náuseas, vômitos e desidratação são os mais comuns. Mas também podem ocorrer desmaios, perda de consciência, redução drástica dos níveis de açúcar no sangue e desnutrição. É preciso se atentar a esses sintomas, pois dependendo da gravidade e estado de saúde do indivíduo uma simples intoxicação pode levar à morte.

Sintomas psicológicos

Como as drogas psicotrópicas afetam a cognição do indivíduo, sintomas como amnésia, apatia, confusão mental e até mesmo deficiência intelectual podem surgir. Alterações no humor também se enquadram nos principais sintomas. O sujeito pode ficar muito ansioso e eufórico ou simplesmente muito depressivo. Os sintomas de depressão costumam se prolongar mesmo após o término da intoxicação.

Sintomas comportamentais

É notável os principais sintomas de uma intoxicação alcóolica no comportamento do sujeito. Durante a condição o indivíduo pode ficar muito agressivo, irritado, hiperativo, impulsivo, descontrolado e isolado. Ele apresenta também má coordenação, instabilidade nos músculos ou problemas de coordenação motora. Na fala, apresenta lentidão, falando de forma arrastada e com muita dificuldade.

Outros sintomas

Além dos principais sintomas de uma intoxicação alcóolica outros sintomas não muito comuns podem ocorrer também. Durante o fenômeno o indivíduo pode apresentar:

  • Respiração lenta;

  • Perda da audição;

  • Cardiopatia congênita;

  • Distúrbio de visão;

  • Depressão;

  • Dedinho curvado;

  • Deformação facial;

  • Queda da pálpebra superior.

Mesmo que eles não sejam tão comuns, é importante se atentar pois esses sintomas podem abrir quadro para outras condições patogênicas.

Como tratar a intoxicação alcóolica?

A intoxicação alcóolica é uma condição temporária. Mas mesmo sendo temporária, ela pode levar o indivíduo ao coma ou até a própria morte. Por isso, é necessário procurar atendimento médico o mais rápido possível para reverter o quadro de intoxicação. Caso a prestação médica esteja distante ou demore a chegar, faça os primeiros socorros do indivíduo no local. Dependendo do caso, essa ação pode ser decisiva.

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?