MENU

07/09/2020 às 15h36min - Atualizada em 07/09/2020 às 15h36min

Tratamento Álcool E Drogas

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


Está em dúvida sobre o tratamento álcool e drogas? Aqui você vai encontrar orientações básicas sobre a dependência química e como contorná-la.

De acordo com a CID, ou seja, a Classificação Internacional de Doenças emitida pela Organização Mundial da Saúde, a dependência química é definida como um conjunto de comportamentos e fenômenos cognitivo-comportamentais que se manifestam quando há o uso repetitivo de determinada substância. Ela pode ser lícita como o álcool e o cigarro ou ilícita como a cocaína e outras drogas.

Há quem experimente essas substâncias e não desenvolva a doença. No entanto, também há pessoas que viciam facilmente e não conseguem se libertar da dependência por si mesmas.

Nesse contexto, identificar as causas, sintomas e estabelecer uma estratégia de tratamento é essencial. É justamente essa a especialidade do Grupo Clínica Reconduzir. Fique atento(a) às dicas que selecionamos para o artigo de hoje.

Causas e fatores de risco da dependência química

Tanto o alcoolismo como a dependência por outras drogas pode se manifestar em qualquer momento da vida do indivíduo. Contudo, é comum que alguns traços de predisposição já se manifestem desde muito cedo.

Para um tratamento contra o uso abusivo de álcool e drogas ilícitas, recomenda-se identificar quais são as causas e fatores de risco que levaram o paciente à dependência. Confira alguns deles:

  • Fatores genéticos;
  • Vulnerabilidade psicossocial;
  • Sensibilidade à substância;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Ansiedade e depressão;
  • Falta de monitoramento da família;
  • Entre outros.

Sintomas mais frequentes

Alguns sintomas também servem como alerta para a identificação de um quadro de dependência química. Na dúvida da necessidade de tratamento álcool e drogas, observe os sinais de vício e abstinência:

  • Desejo incontrolável de consumir a substância;
  • Sudorese;
  • Ansiedade;
  • Aumento da tolerância à substância;
  • Tremores;
  • Comportamento depressivo, bipolar ou violento;
  • Entre outros.

Tratamento álcool e drogas

Buscar ajuda é fundamental para conseguir se libertar da dependência química. Tudo começa com o diagnóstico de um especialista da área médica, que saberá identificar sinais com critérios mais avançados sobre a doença e as suas origens.

Em seguida, começa a intervenção para ajudar o usuário de acordo com as suas características pessoais e necessidades particulares. Normalmente, é considerado o padrão e as quantidades envolvidas no consumo da substância. Além disso, os problemas de ordem emocional e física decorrentes do uso são trabalhados de forma concomitante.

As avaliações e o tratamento propriamente dito envolvem diversos profissionais. Isso inclui uma equipe de médicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e assistentes sociais.

O acompanhamento perdura pelo médio a longo prazo. Assim, é possível assegurar a reabilitação e evitar recaídas que comprometam o sucesso do tratamento. Existem variações referentes à progressão e à gravidade do quadro de cada paciente.

Infelizmente, em alguns casos há a resistência do indivíduo. Com os devidos cuidados médicos e legais, pode ser estabelecida uma internação involuntária ou compulsória. Mas sempre é recomendado tentar motivar a pessoa a aceitar o tratamento pela sua própria vontade. Isso colabora com os resultados e com a sua recuperação.

Se você tem interesse no trabalho do Clínica de Reconduzirsolicite um orçamento hoje mesmo!

Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?