MENU

12/10/2020 às 09h50min - Atualizada em 12/10/2020 às 09h50min

Qual os tipos de tratamento existente no Brasil para dependência química?

Conheça os diversos métodos

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


A dependência química, caracterizada pelo consumo abusivo de qualquer tipo de droga, seja ela ilícita ou não, afeta todos os aspectos da vida do viciado. Esse tipo de enfermidade demanda de tratamento profissional para ser controlada. Hoje veremos quais são os tipos existentes no Brasil.

No nosso país, ainda que haja um grande investimento na guerra às drogas, o acesso a substâncias entorpecentes é relativamente fácil. Há, inclusive, autoridades que deveriam combater o problema e que estão envolvidas em escândalos de tráfico.

Com isso, aumenta também a incidência de usuários. O uso de drogas, que geralmente começa somente para fins recreativos, acaba se tornando um problema de saúde. Ele afeta esferas físicas e mentais.

Tendo em vista que a quantidade necessária da substância se torna cada vez maior devido à tolerância desenvolvida, o quadro pode evoluir para uma overdose. Mas isso é algo que pode ser prevenido se for escolhido o tipo de tratamento certo para dependência química.


 

Tipos de tratamento para dependência química

Para ser considerada eficiente, a escolha pelo tipo de tratamento ideal passa inevitavelmente por uma avaliação médica. Ela visa diagnosticar as especificidades de cada caso e, somente assim, ser capaz de traçar uma estratégia capaz de trazer efeitos satisfatórios.

Outro aspecto fundamental é a presença de toda uma equipe multidisciplinar para acompanhar o processo. Afinal, a dependência química requer intervenções de diferentes áreas e especialidades para ser combatida.

A partir dessa orientação especializada, a doença pode ser controlada. Dentre os tratamentos possíveis, estão:

  • Desintoxicação: é a primeira e uma das mais importantes fases do tratamento de viciados. Ela é crítica, exigindo acompanhamento integral enquanto o organismo é privado da substância que provocou a dependência;

  • Psicoterapias: são abordagens terapêuticas indicadas após a desintoxicação para que haja uma mudança comportamental e cognitiva no paciente, fazendo com que ele seja capaz de manter a abstinência;

  • Uso de medicamentos: quando o uso de drogas é reflexo de outras doenças ou causa lesões no organismo, pode ser realizada uma intervenção farmacológica de acordo com a prescrição médica;

  • Internação clínica: é o tipo de tratamento mais completo para assistir ao paciente e oferecer o amparo de diferentes especialidades ao longo do processo.


 

Possibilidades de internação de dependentes no Brasil

Levando em conta que a internação em clínica de reabilitação é o melhor tipo de tratamento para dependência química, precisamos, ainda, conhecer as suas alternativas. De acordo com a Lei de Proteção e Direitos das Pessoas com Transtornos Mentais, é possível realizar a internação de 3 formas no Brasil:

1. Internação voluntária: quando há o consentimento do viciado em ser avaliado e tratado por profissionais;

2. Internação involuntária: quando não há consentimento do paciente e a internação é solicitada por um familiar ou responsável, tendo em vista o risco que ele oferece para si mesmo e para as demais pessoas;

3. Internação compulsória: quando há uma determinação judicial a partir de um laudo médico que atesta a incapacidade da pessoa em procurar por tratamento sem a ajuda de terceiros.

De acordo com cada caso, são tomadas as devidas precauções legais. Para mais informações, entre em contato com uma clínica especializada.

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »