Afinal, não basta ter motivação e força de vontade. O vício é uma enfermidade catalogada pela Organização Mundial da Saúde como transtorno mental.
Sem o devido tratamento, o paciente não consegue manter a dependência controlada por conta própria. Ainda mais se estiver em um estágio avançado da doença.
Os tratamentos em clínicas de reabilitação são eficazes e mais completos. No entanto, a instituição deve ser escolhida de forma criteriosa.
Infelizmente, há inúmeros casos de maus tratos e condições desumanas em alguns centros terapêuticos clandestinos ou até mesmo autorizados pela lei. Certifique-se sempre de que o estabelecimento selecionado é confiável e realmente capaz de oferecer um tratamento sério.
A partir dessa escolha, você ou um familiar próximo que precisa se desintoxicar terá acesso aos diversos benefícios da clínica de recuperação. Confira alguns deles nos tópicos a seguir.
Comunidades terapêuticas e clínicas especializadas na recuperação de alcoólatras e dependentes químicos são, na maioria das vezes, localizadas em lugares mais afastados e tranquilos. Isso é importante para que haja um contato com a natureza e mais privacidade para o tratamento.
Ao invés de consultas com diversos médicos e especialistas em diferentes lugares, as clínicas de reabilitação já contam com todos os profissionais envolvidos no tratamento em um só lugar. Alguns deles, inclusive, atendem diariamente. Outros, realizam visitas periódicas.
O mais importante é que o paciente tem acesso a um corpo clínico que trabalha em conjunto e de forma multidisciplinar. Essa é maneira mais efetiva de conseguir se recuperar e seguir um plano que realmente funciona para não voltar a consumir álcool ou drogas.
As atividades ocupacionais realizadas nas clínicas, em especial após o período de desintoxicação, é excelente para a sociabilidade do paciente. Ele participa de grupos de apoio, de atividades laborais, recreativas e de lazer. Isso tudo contribui para o sucesso do tratamento.
Clínicas de reabilitação sérias e eficientes permitem e estimulam o contato regular do paciente com os familiares. Assim, mesmo que ele esteja isolado do mundo exterior para se tratar, ele continua recebendo o suporte das pessoas que mais ama.
A dieta e o cardápio das clínicas de reabilitação são determinados por nutricionistas. As refeições são especialmente voltadas para as necessidades de pacientes em recuperação, evitando gatilhos para o consumo de drogas e garantindo a plena nutrição do organismo.
A fase inicial da internação, quando o paciente enfrenta crises de abstinência, é uma das mais complicadas. Por isso, as clínicas contam com monitoramento 24 horas para garantir a integridade física e que o paciente consiga se manter afastado das drogas e do álcool com plena segurança e acompanhamento médico adequado.
Devido a todos esses e outros fatores, a internação em clínicas de reabilitação confiáveis é a melhor escolha. Elas permitem uma recuperação plena e com menos chances de recaídas.