MENU

26/10/2020 às 22h44min - Atualizada em 26/10/2020 às 22h44min

Tratamento em clínicas de reabilitação são eficazes ?

Técnicas de tratamento

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br/
portalderecuperacao.com.br/


A batalha contra a dependência química e o alcoolismo é um enorme desafio. Porém, ele pode ser superado com o amparo profissional que é encontrado em clínicas de reabilitação.

Afinal, não basta ter motivação e força de vontade. O vício é uma enfermidade catalogada pela Organização Mundial da Saúde como transtorno mental.

Sem o devido tratamento, o paciente não consegue manter a dependência controlada por conta própria. Ainda mais se estiver em um estágio avançado da doença.

Os tratamentos em clínicas de reabilitação são eficazes e mais completos. No entanto, a instituição deve ser escolhida de forma criteriosa.

Infelizmente, há inúmeros casos de maus tratos e condições desumanas em alguns centros terapêuticos clandestinos ou até mesmo autorizados pela lei. Certifique-se sempre de que o estabelecimento selecionado é confiável e realmente capaz de oferecer um tratamento sério.

A partir dessa escolha, você ou um familiar próximo que precisa se desintoxicar terá acesso aos diversos benefícios da clínica de recuperação. Confira alguns deles nos tópicos a seguir.


 

1. Contato com a natureza

Comunidades terapêuticas e clínicas especializadas na recuperação de alcoólatras e dependentes químicos são, na maioria das vezes, localizadas em lugares mais afastados e tranquilos. Isso é importante para que haja um contato com a natureza e mais privacidade para o tratamento.

 

2. Corpo clínico especializado

Ao invés de consultas com diversos médicos e especialistas em diferentes lugares, as clínicas de reabilitação já contam com todos os profissionais envolvidos no tratamento em um só lugar. Alguns deles, inclusive, atendem diariamente. Outros, realizam visitas periódicas.

O mais importante é que o paciente tem acesso a um corpo clínico que trabalha em conjunto e de forma multidisciplinar. Essa é maneira mais efetiva de conseguir se recuperar e seguir um plano que realmente funciona para não voltar a consumir álcool ou drogas.
 

3. Atividades laborais e recreativas

As atividades ocupacionais realizadas nas clínicas, em especial após o período de desintoxicação, é excelente para a sociabilidade do paciente. Ele participa de grupos de apoio, de atividades laborais, recreativas e de lazer. Isso tudo contribui para o sucesso do tratamento.
 

4. Contato regular com os familiares

Clínicas de reabilitação sérias e eficientes permitem e estimulam o contato regular do paciente com os familiares. Assim, mesmo que ele esteja isolado do mundo exterior para se tratar, ele continua recebendo o suporte das pessoas que mais ama.

 

5. Alimentação equilibrada

A dieta e o cardápio das clínicas de reabilitação são determinados por nutricionistas. As refeições são especialmente voltadas para as necessidades de pacientes em recuperação, evitando gatilhos para o consumo de drogas e garantindo a plena nutrição do organismo.

 

6. Monitoramento em tempo integral

A fase inicial da internação, quando o paciente enfrenta crises de abstinência, é uma das mais complicadas. Por isso, as clínicas contam com monitoramento 24 horas para garantir a integridade física e que o paciente consiga se manter afastado das drogas e do álcool com plena segurança e acompanhamento médico adequado.
 

Devido a todos esses e outros fatores, a internação em clínicas de reabilitação confiáveis é a melhor escolha. Elas permitem uma recuperação plena e com menos chances de recaídas.
 

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?