MENU

02/11/2020 às 09h30min - Atualizada em 02/11/2020 às 09h30min

Religiosidade também ajuda na reabilitação de viciados

Espiritualidade

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


Diversas metodologias são utilizadas do tratamento de dependentes químicos. Mas você sabia que religiosidade também ajuda na reabilitação de viciados?

Embora não haja qualquer comprovação científica de que haja uma cura espiritual para a dependência de drogas ou álcool, muitos pesquisadores afirmam que a prática religiosa é uma excelente complementar para o suporte psicológico do qual o paciente necessita ao longo da sua desintoxicação e tratamento.

Inclusive, há estudos com dados não apenas qualitativos como também quantitativos que comprovam isso. Os índices de recuperação tendem a ser maiores quando a pessoa trabalha a sua espiritualidade enquanto passa pela reabilitação.

Independentemente de qual for a religião professada, se a pessoa acredita em algo além do plano físico, ela pode experienciar mais otimismo, resiliência, motivação e sentir-se pertencente a algo maior. Isso tudo pode ajudar a ressignificar a própria vida e encontrar sentido nela longe das drogas.

 

Como funcionam as comunidades terapêuticas religiosas

Existem no Brasil inúmeras comunidades terapêuticas para viciados que são de cunho religioso. Elas costumam combinar o tratamento ambulatorial convencional com atividades espirituais, tais como missas, cultos, palestras, cursos, entre outras.

Os 3 principais grupos religiosos que atuam nesse segmento no nosso país são:

  • Comunidades terapêuticas evangélicas;

  • Comunidades terapêuticas católicas;

  • Comunidades terapêuticas espíritas.

O principal objetivo dessas atividades é justamente demonstrar que a religiosidade também ajuda na reabilitação de dependentes. Ela é usada como um recurso para que os aspectos morais da rotina do indivíduo recebam maior atenção.

Além disso, o dia a dia nessas clínicas são semelhantes ao de uma família, considera um pilar básico da sociedade. Portanto, as refeições são realizadas em conjunto, bem como outras atividades onde há partilha de afazeres e de momentos de lazer.

A abstinência das drogas e do álcool é total. Da mesma forma, as instituições costumam receber pacientes do mesmo sexo apenas, para promover também a abstinência sexual ao longo do processo de recuperação.
 

Características mais comuns em tratamentos religiosos

Um elemento comum entre todos os tratamentos religiosos é o uso da oração como recurso de controle do desejo de consumir álcool ou drogas. O paciente é incentivado a rezar ao acordar, antes das refeições e antes de dormir, além de realizar preces coletivas nos cultos.

Com relação às atividades religiosas e valores promovidos por alguns centros de recuperação de dependentes, os principais são:

  • Conscientização com relação à vida;

  • Valorização do convívio familiar;

  • Reflexões acerca da vida após a morte;

  • Estudo de escrituras sagradas como o evangelho;

  • Exercício da fé nas mais diversas situações do dia a dia;

  • Testemunhos de outros pacientes que foram recuperados com a ajuda da religião;

  • Crescimento espiritual;

  • Perdão diante dos pecados;

  • Realização de trabalhos voluntários.

A principal proposta é convencer o usuário de que o uso da droga e outros comportamentos podem interferir na sua relação com um criador, inclusive prejudicando a sua evolução espiritual. Também reforça a importância de criar uma nova rede de amizades e ocupar o tempo livre com tarefas que realmente contribuam consigo mesmo e com o próximo.

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?