Pode ser difícil identificar um transtorno de dependência de drogas ou uso de álcool sem uma compreensão dos sinais do vício. Por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são os Sintomas de quem é dependente químico.
Os transtornos por uso de substâncias podem mudar a aparência das pessoas, como agem e se sentem, e os sintomas do abuso de drogas podem ser de natureza física, comportamental e psicológica.
Felizmente para familiares e amigos preocupados, há muitas características facilmente identificáveis de dependência e muitos tipos de dependência de drogas compartilham sinais e sintomas semelhantes.
Se alguém consegue reconhecer os sintomas do vício, pode ajudar um amigo ou familiar que luta contra a doença.
Pode ser difícil dizer se alguém luta contra o vício em drogas, mas em muitos casos, existem vários sinais de alerta importantes para essa doença.
Os sinais comuns de vício podem ser físicos, como mudanças na aparência ou na higiene pessoal; comportamentais, como alterações de humor frequentes ou desconsiderar prioridades.
Além disso, parte de entender quais são os Sintomas de quem é dependente químico é entender que afeta também o psicológico, com a falta de motivação ou o desenvolvimento de uma doença mental.
Se alguém faz uso indevido de drogas ou álcool, pode apresentar vários sinais físicos de abuso de drogas. Alguns desses sinais podem ser facilmente aparentes, enquanto outros estão ocultos, disfarçados ou ocorrem como mudanças graduais.
Entre os sinais físicos mais comuns de dependência estão:
Coriza frequente (comum na dependência de cocaína)
Tremores ou convulsões
Perda de coordenação física
Letargia extrema
Odor químico no hálito ou nas roupas
Identifique os alunos
Olhos vermelhos
Mudanças de peso
Mudanças no apetite e hábitos alimentares
Padrões irregulares de sono
Marcas na pele
Má higiene pessoal
Além das mudanças em sua aparência física, uma pessoa que faz uso indevido de drogas ou álcool pode agir como uma pessoa diferente também. Existem tantos sinais comportamentais de dependência de drogas quanto sintomas físicos, e alguns dos mais significativos incluem:
Mudanças em atividades ou hobbies
Mudanças nos círculos sociais
Diminuição da participação em atividades familiares
Baixo desempenho no trabalho ou na escola
Mentira repetida, desonestidade ou engano
Questões legais
Comportamento secreto
Isolamento voluntário
Negligenciar responsabilidades
Problemas financeiros
O que faz com que alguém desenvolva um transtorno por uso de substâncias? Essa questão tem motivado muitos estudos sobre os fatores de risco para dependência, que são numerosos e variados.
Os fatores de risco para o vício podem ser internos (ou seja, genéticos) e externos (ou seja, ambientais). Por isso, compreender quais são os Sintomas de quem é dependente químico ajuda a identificar esses fatores.
Os vícios de drogas e álcool são doenças, mas são tratáveis. O tratamento da dependência é oferecido em clínicas de desintoxicação, ambulatórios e centros de reabilitação de serviço completo.
O tratamento ideal para transtornos por uso de substâncias envolve a combinação de aconselhamento individual e atendimento clínico, que são componentes-chave na maioria dos programas de reabilitação.