MENU

29/11/2020 às 23h29min - Atualizada em 29/11/2020 às 23h29min

Saiba como evitar recaídas dependência química

Narcóticos Anônimos

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


Como evitar recaídas na dependência química ? Essa é a grande questão e medo de muitos dependentes químicos após o tratamento. Como a doença não tem cura, o sujeito precisa viver se policiando para não ter uma recaída drástica. Alguns consideram uma verdadeira tortura viver assim se policiando. Mas seguindo alguns cuidados, evitar a recaída se tornará um hábito.

Neste artigo, vamos fornecer 6 dicas práticas para te ajudar a evitar as recaídas. Existem muitas estratégias e meios e, inclusive você pode encontrar o seu e buscar o que faz mais sentido para você. O importante é não desanimar. Com o tempo, seguindo as dicas de forma consistente e persistente você nem perceberá que convive com a possibilidade de ter uma recaída.

1.Não vá a lugares onde terá a droga

Uma das maneiras de como evitar recaídas na dependência química é evitar ir em lugares onde você sabe que terá a presença de álcool ou drogas. Mesmo depois de anos de tratamento o seu organismo ainda reconhece a substância. Os seus sentidos já estão acostumados com a droga. A doença não tem cura, o jeito é lidar com ela e evitar ao máximo o encontro com a substância.

2.Não fique perto de pessoas que usam drogas

Por mais doloroso que seja, evitar estar com pessoas que fazem uso de drogas é fundamental. É claro que você não vai cortar seu laços sociais , muito menos excluir as pessoas da sua vida. Mas é preciso entender que, independente da conduta, princípios e valores que o outro tenha, ele sempre vai te oferecer uma dose. Como você sabe que a substância é boa, será difícil resistir à tentação.

3.Faça projetos

Entre as formas de como evitar recaídas na dependência química uma delas é fazer projetos de vida. Faça planos, estabeleça metas, objetivos, sonhe! Quando você tem um objetivo você vai fazer de tudo para alcança-lo e vai evitar tudo aquilo que possa atrapalhar os seu planos. Consequentemente, você terá a consciência de que se voltar ao consumo de drogas, isso poderá dificultar a realização de seus projetos.

4.Não tome o primeiro gole

Muitos pensam “ah só um gole não tem problema! Já estou curado! Fiz um bom tratamento!” . Se alguém te disse isso ou até mesmo você acredita nesta afirmação, não caia nessa! Como a dependência química é uma doença que não tem cura, basta o primeiro gole para a pessoa ter uma forte recaída. E mais: a segunda recaída tende a ser pior do que o primeiro estado. Por isso, evite o primeiro gole!

5.Não fique sozinho

Uma dica valiosa de como evitar recaídas na dependência química é não ficar sozinho. Os momentos de solidão são importantes para reflexões sobre a própria vida. Mas no caso do dependente químico esses momentos podem ser destrutivos. Isso porque pensamentos podem invadir o indivíduo quando este estiver sozinho e o mesmo pode se sentir tentado a recorrer a bebida e as drogas.

6.Ocupe seu tempo

A última dica mas não menos importante é ocupar seu tempo com atividades que você gosta. O tempo de ociosidade não é bom para quem tem problemas com a dependência química. Procure desenvolver novos hábitos, invista seu tempo em descobrir novos hobbies. Isso irá ampliar o seu olhar tirando o foco da doença.

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?