MENU

31/10/2020 às 01h52min - Atualizada em 31/10/2020 às 01h52min

Terapias alternativas para vício em drogas

Dependência Química

Clinica de Reabilitação SP - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


Muitas pessoas são tragadas para o mundo das drogas e encontram muita dificuldade para se libertar da dependência química. Mas você sabia que terapias alternativas para vício em drogas podem ajudar?

O nosso cérebro conta com um sistema de recompensa que, quando estimulado, transmite sensação de bem estar ao corpo. Esse é um dos nossos instintos mais primitivos e inclusive relacionado à busca por sobrevivência.

Com o uso de determinadas substâncias psicoativas, como as drogas, esse sistema também é estimulado. Assim, ele libera descargas elevadas e imediatas de prazer.

Se uma pessoa estiver viciada, ela fará tudo o que estiver ao seu alcance para obter a droga. É possível até mesmo perder o discernimento sobre o certo e o errado, chegando a cometer crimes.

Nesse contexto, as terapias alternativas para vício em drogas têm como objetivo desviar a atenção do cérebro para outras fontes de bem estar e prazer. Elas também podem contribuir para a mudança de comportamento do indivíduo.

Vamos conhecer alguns exemplos!
 

1. Hipnose Ericksoniana

A hipnoterapia pode ser usada para promover a mudança de comportamento, como uma resposta a comandos dados para o nosso subconsciente. Criada por Milton Erickson, essa é uma forma de tratamento alternativo e complementar à desintoxicação de dependentes químicos.

Seu principal objetivo é relaxar o corpo e a mente, introduzindo novas ideias na mente do paciente. No entanto, o processo só é seguro quando aplicado profissionalmente.
 

2. Terapia Genética

Essa é uma das terapias alternativas para vício em drogas mais recente. Ela tem sido aplicada por pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

O tratamento consiste na implantação de células tronco modificadas geneticamente no paciente. Com isso, há a liberação de enzimas que ajudam a remover drogas como a cocaína do organismo.
 

3. Chá de Ibogaína

O chá alucinógeno proveniente de uma planta chamada Iboga tem sido muito discutido no Brasil e no mundo como terapia alternativa para a dependência química. Ele ajuda a controlar o vício, mas só é considerado seguro quando receitado por médicos e quando tem o seu consumo acompanhado por especialistas.

Acredita-se que, com o uso dessa planta, é possível reduzir o tempo de internação do paciente. Ou seja, ela é um complemento psicoterápico para a desintoxicação.
 

4. Mindfulness

Outra terapia alternativa para o vício em drogas é a meditação. De acordo com a técnica de Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena, o paciente se foca no momento presente e usa a respiração para adquirir maior controle sobre as próprias emoções e atitudes.

Esse é um tratamento que faz parte do Programa de Prevenção de Recaídas do Centro de Pesquisa sobre Comportamentos Aditivos da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Ele é combinado com terapias cognitivas.
 

5. Programação Neurolinguística

A Programação Neurolinguística, também conhecida simplesmente como PNL, é uma das terapias que ajuda a promover mudanças de atitude, crenças, emoções e comportamentos. Ela estimula comandos internos de transformação para assumirmos o comando da própria vida e não ficarmos esperando por terceiros.

A base teórica da PNL se concentra na crença de que a mudança é possível. No entanto, ela usa o cérebro para que os resultados desejados sejam alcançados, principalmente através do autoconhecimento e do estudo de experiências internas.

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
9.4%
90.6%
Podemos Ajudar?